A prova inaugural do Campeonato da Europa de Karting FIA – OK & OK-Junior - que integra jovens pilotos dos 11 aos 15 anos -, que decorreu este fim de semana em Portimão. Um evento que ficou marcado pela vitória de Artem Severiukhin, piloto russo que corre com a bandeira italiana, e pela atitude do jovem na cerimónia de pódio.
Após o triunfo no Kartódromo Internacional do Algarve, Severiukhin subiu ao pódio e enquanto ouvia o hino italiano, o "Il Canto degli Italiani", fez uma saudação nazi, tendo soltado uma gargalhada no momento seguinte.
A página oficial da Campeonato Europeu de Karting da FIA retirou o vídeo das redes sociais e, entretanto, a Federação Internacional de Automobilismo já se pronunciou sobre o sucedido.
"A FIA confirma que abriu uma imediata investigação à inaceitável conduta do Sr. Artem Severiukhin, que ocorreu durante a cerimónia de pódio da categoria OK da ronda 1 do Campeonato Europeu de Karting no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portugal. A FIA comunicará em breve os próximos passos que serão tomados neste caso", lê-se num comunicado publicado pelo organismo que tutela o automobilismo mundial na tarde desta segunda-feira.
Recorde-se que Nikita Mazepin, piloto russo da Haas, acabou por ser demitido pela equipa norte-americana antes do arranque da temporada de 2022. A Fórmula 1 cancelou também o Grande Prémio da Rússia marcado para o mês de setembro, depois de o país ter decidido invadir e atacar a Ucrânia.
[Notícia atualizada às 14h48]
Fique com as imagens que circulam nas redes sociais do momento polémico do jovem piloto Artem Severiukhin.