Lexus apresenta o novo SUV RZ 450e. Volante 'One Motion Grip' é opção

Conta com uma potência de 313 cv e 435 Nm de binário máximo, graças aos dois motores elétricos que dispõe. A autonomia supera os 400 quilómetros.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Lexus

Notícias ao Minuto
20/04/2022 12:07 ‧ 20/04/2022 por Notícias ao Minuto

Auto

Lexus

O Lexus RZ 450e foi apresentado na manhã desta segunda-feira. O novo SUV elétrico da marca japonesa deverá começar a ser entregue aos primeiros clientes ainda no final de 2022.

Com base na plataforma e-TNGA de Toyota, que é partilhada com o bZ4X, o RZ 450e é portanto 100% elétrico e conta com dois motores que transmitem a sua potência às quatro rodas. Os dois motores conferem uma potência combinada de 230 kW (313 cv) e 435 Nm de binário máximo.

Equipado com uma bateria de iões de lítio de 355 volts (garantia de 10 anos ou 1.000.000 de quilómetros) , esta oferece uma capacidade de 71,4 kWh, o que permite, segundo a Lexus uma autonomia WLTP superior a 400 quilómetros. O RZ tem um consumo-alvo abaixo de 18 quilowatts por 100 km percorridos, o que faz dele um dos elétricos mais eficientes do mercado.

No que diz respeito ao carregamento, o modelo da Lexus anuncia um máximo de 150 kW em corrente contínua, o que deverá traduzir-se num tempo de carregamento de 30 minutos para 80% da carga. 

O design foi uma das preocupações da Lexus, tanto no exterior, como interior. E é precisamente no habitáculo que nos chega uma das grandes novidades deste RZ 450e: o volante 'One Motion Grip'.

Antes de falar neste disruptivo formato, é importante referir que o modelo está equipado com o sistema 'Steer by Wire', que é uma das novas tecnologias mais significativas do RZ, em que não requer ligação mecânica entre o volante e as rodas, eliminando a tradicional coluna de direção. Em vez disso, uma ligação elétrica envia os movimentos do volante para as rodas. O resultado é uma resposta instantânea e um controlo de direção mais preciso.

Voltando ao volante, o cliente pode optar pelo volante tradicional ou pelo 'One Motion Grip', que vem em formato manche de avião. A tecnologia exige menos esforço por parte do condutor, com apenas um movimento de 150 graus, vira para a esquerda ou direita, sem necessidade de sobrepor as mãos durante as mudanças de direção.

Com este formato, o condutor fica com uma visão mais ampla sobre o painel de instrumentos e a estrada. Os designers da Lexus aproveitaram para localizar os controlos em pontos mais altos e mais distantes do que seria possível com um volante convencional, minimizando a necessidade do condutor ajustar a sua linha de visão.

É de notar também a tecnologia e-Latch da Lexus. É um sistema eletrónico de abertura de portas por toque, em que o seu funcionamento está ligado ao monitor de ângulos mortos do automóvel para informar o Safe Exit Assist, que cancela automaticamente a abertura das portas se for detetada a aproximação de veículos ou ciclistas pela traseira do automóvel. Desenvolvido como o primeiro sistema do mundo, espera-se que ajude a evitar 95% dos acidentes causados pela abertura de portas.

Também está disponível um espelho retrovisor digital, que permite ao condutor ter uma visão mais clara, sem obstrução de encostos de cabeça ou da bagagem, e uma melhor visão noturna e em más condições climáticas.

Fique com todas as imagens do Lexus RZ 450e.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas