Todos os pormenores sobre o AMG One, o Mercedes com motor de F1

Foi finalmente revelado. Tem, no total, 1063 cv de potência.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Mercedes-AMG

Notícias ao Minuto
01/06/2022 09:22 ‧ 01/06/2022 por Notícias ao Minuto

Auto

Mercedes-AMG

Há cinco anos, a Mercedes tinha prometido que iria colocar o motor de um Fórmula 1 num carro de estrada. Esta quarta-feira, a promessa foi, finalmente cumprida. Depois de muito se falar no Mercedes-AMG One, eis que a marca da estrela o deu a conhecer.

Equipado com um motor de combustão V6 e mais quatro propulsores elétricos, o AMG One debita um total de 1063 cv de potência enviada às quatro rodas. São apenas necessários 2,9 segundos para atingir os 100 km/h.

Além do motor, os engenheiros da Mercedes passaram um tempo considerável a trabalhar nas baterias de iões de lítio do One. Sendo um híbrido plug-in, a capacidade é apenas de 8,4 kWh, mas o grande objetivo era mantê-las frescos para que o One tivesse o desempenho desejado. A Mercedes foi obrigada a utilizar um sistema complexo de refrigeração líquida para cada bateria, mas isso permitiu que o peso da bateria fosse baixo e que a temperatura ronde os 45º. Não esqueçamos que este é um carro com mais de 1000 cv de potência.

Se já se questionou se este hipercarro pode mover-se utilizando apenas energia elétrica, a resposta é sim. O One poderá percorrer cerca de 18 km sem recorrer a gasolina.

A aerodinâmica tem muito  que se lhe diga, apesar do downforce do AMG One não ter sido revelado. No entanto, um modo chamado Race DRS é utilizado para que o hipercarro atinja a velocidade máxima que só é de 352 km/h porque está limitada eletronicamente. O chassis monobloco do One conta com suspensão push-rod pensada também para o melhor desempenho possível. São, ao todo, cinco braços e dois suportes ajustáveis ​​na dianteira e traseira.

As jantes equipadas no Mercedes-AMG One são de 19" na dianteira e 20" atrás e montados estão os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 M01 feitos exclusivamente para este modelo. Os travões de disco carbo-cerâmicos têm 15,6 polegadas à frente e 15 atrás. O objetivo é que trave tão bem quanto acelere.

No interior, os bancos desportivos proporcionam a melhor posição de condução possível e o volante assemelha-se aos dos monolugares de Fórmula 1. Ao dispor estão dois ecrãs de 10 polegadas entre a muita pele e fibra de carbono que preenche todo o habitáculo. Destaque para a ausência do retrovisor tradicional, que neste caso é substituído por uma câmara.

A primeira vez que iremos poder ver o Mercedes-AMG One ao vivo será no Reino Unido, durante o Festival of Speed ​​at Goodwood, de 23 a 26 de junho. A Mercedes irá produzir 275 exemplares, embora não tenha sido mencionado qualquer preço oficial. Os rumores apontam para que o Mercedes-AMG One possa custar cerca de 1,87 milhões de euros.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas