A App Fixando realizou um estudo a 827 utilizadores, entre 25 a 30 de maio, a propósito do Dia Mundial da Bicicleta, que é já esta sexta-feira. De acordo com os resultados obtidos 65% dos portugueses querem substituir, de forma gradual, o seu automóvel pela bicicleta.
Porém, uma fatia mais pequena, mas ainda assim bastante grande, 55% assumiu que vai mesmo deixar o carro em prol do uso da bicicleta nos próximos anos.
Por que não agora? Segundo o inquérito o perigo causado pelos automóveis, a inexistência de ciclovias e as distâncias demasiado longas estão na base do atraso dessa mudança.
Neste inquérito, 31% dos inquiridos afirmou também utilizar frequentemente a bicicleta, com 70% destes a fazê-lo de forma lúdica e apenas 30% a utilizá-la para deslocações.
"Apesar do crescimento das ciclovias em número e em utilização, estas continuam a ser francamente insuficientes para que a transição para este meio de transporte registe números mais expressivos”, explica Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando.