O Standvirtual, a conhecida plataforma de comércio de veículos em Portugal, apresentou novos dados do estudo de mercado sobre 'Carros Novos', realizado em parceria com a Marktest. O portal avançou que 62% dos portugueses prefere neste momento adquirir um veículo híbrido plug-in ou elétrico.
Atualmente, observa-se uma maior predisposição dos condutores para comprarem um carro novo híbrido plug-in (35%) ou elétrico (27%), do que a gasóleo (19%) ou a gasolina (17%). Com uma amostra de 319 inquiridos, estes destacaram também a autonomia da bateria (25%), os custos por km (24%) e o impacto ambiental (23%) como as principais vantagens de adquirir um veículo elétrico ou híbrido plug-in.
“A crescente consciencialização ambiental dos consumidores e a crise dos combustíveis levou a um aumento substancial da procura por veículos eletrificados, uma tendência que traz diversas vantagens para os futuros compradores desta tipologia. No Standvirtual, pretendemos informar os consumidores sobre este tema e procuramos através de várias novas iniciativas facilitar esta transição que vai acabar por marcar o futuro da indústria automóvel”, referiu Nuno Castel-Branco, diretor geral do Standvirtual.
A possibilidade de alugar baterias é destacada como uma mais-valia para 49% dos condutores questionados, sendo que, ainda assim, a maioria não considera esta alternativa um benefício (51%). Quanto à oferta de um carregador doméstico, 96% dos compradores reconhecem que esta caraterística é uma vantagem para quem compra este tipo de veículos.