Ribau Esteves falava na apresentação aos jornalistas de uma viatura experimental sem condutor para transporte de passageiros, que se encontra em demonstração percorrendo a Rua Direita, no centro citadino, no âmbito do projeto europeu Ride-to-Autonomy.
A uma velocidade de apenas cinco quilómetros, com 11 pessoas a bordo, a experiência de hoje foi marcada por sucessivas paragens, sempre que o veículo detetava peões no percurso, que ficavam surpreendidos e curiosos, retomando a marcha quando estes se afastavam, já que se trata de uma rua pedonal.
Na pequena viagem, o autarca referiu aos jornalistas que a localização do circuito para o veículo autónomo poderá não ser a Rua Direita, onde decorre a demonstração, estando também a ser estudada a possibilidade da Rua da Pega ou dos arruamentos que servem o parque de estacionamento da Estação da CP.
"Precisamos de novas soluções para os transportes públicos e este é mais um passo no desenvolvimento destas operações, procurando melhorar a condição dos veículos autónomos de estarem bem em ambiente urbano, com energia mais limpa e usando a tecnologia e a rede de 5G que temos na cidade", declarou Ribau Esteves.
Considerando a automação como parte essencial do futuro desenvolvimento do transporte, o Ride-to-Autonomy compreende a demonstração de veículos autónomos integrados no sistema de transporte em 10 cidades da União Europeia: Differdange, Charleroi, Aveiro, Barcelona, Inverness, Trikala, Tartu, Reggio Emilia, Tampere e Vianden.
O projeto é desenvolvido em Aveiro no âmbito do programa Tech City, aproveitando a estrutura disseminada pelo centro urbano do "Teck lab" que integra redes 5G e veiculares.
O veículo autónomo "Ride2Autonomy" vai estar ao dispor do público até ao dia 14, numa demonstração de um veículo de transporte público de passageiros com condução autónoma, integrada na infraestrutura do LivingLab instalada na cidade.