Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 17º

"Desrespeito" e "inaceitável". Pilotos de F1 insurgem-se contra a FIA

Trator em pista motivou onda de críticas. Pierre Gasly afirma mesmo que podia ter morrido.

"Desrespeito" e "inaceitável". Pilotos de F1 insurgem-se contra a FIA
Notícias ao Minuto

07:07 - 10/10/22 por Ruben Valente

Auto Fórmula 1

Max Verstappen sagrou-se bicampeão do mundo de Fórmula 1, depois de um muito chuvoso e polémico Grande Prémio do Japão. Se o facto de as contas e do impasse que existiu em coroar o piloto da Red Bull fosse a única coisa que marcasse a corrida em Suzuka, tudo estava bem. No entanto, e infelizmente, nem tudo foi assim.

Jules Bianchi morreu em 2014, precisamente num Grande Prémio do Japão, depois de ter embatido num trator após perder o controlo do carro. Na altura, debaixo de más condições climatéricas, o safety car não estava em pista e isso levou a que as medidas de segurança fossem revistas. O objetivo era nunca mais acontecer um episódio do género, nem expor os pilotos a tal perigo, com uma visibilidade tão reduzida. Porém, este domingo, o inesperado aconteceu: voltámos a ver um trator em pista quando os pilotos não estavam todos agrupados atrás do safety car.

Pierre Gasly foi surpreendido pelo trator que retirava o monolugar de Carlos Sainz e após a bandeira vermelha acenada após duas voltas deu conta da sua irritação. Afinal de contas, o caso não era para menos.

"O que é este trator em pista? Passei bastante rápido por ele. Isto é inaceitável. Lembrem-se do que aconteceu. Não consigo acreditar nisto. Podia ter morrido", afirmou, desde logo Gasly. Mais tarde, já de cabeça fria, o piloto francês frisou que este episódio foi um "desrespeito" pela memória de Jules Bianchi.

"Não entendo como oito anos depois, em condições semelhantes, podemos ver assim um trator. Nem sequer numa escapatória, mas em pista. Não é respeitoso com o Jules, com a sua família e connosco. Foi um incidente dramático. Naquele dia soubemos que não queremos ver tratores nessas condições. Se perdesse o carro da mesma forma que o Carlos [Sainz] perdeu na volta anterior? Eu estava a 200 km/h, mas mesmo a 100 km/h, é um trator de 12 toneladas. Estaria morto agora. Estou extremamente grato por ainda estar de pé. Para todos nós, pilotos, espero que esta seja a última vez que vemos um trator", afirmou Pierre Gasly.

Pilotos fizeram ouvir-se

O francês da AlphaTauri não foi a única voz crítica em relação à falha de segurança permitida pela direção de corrida e pela FIA. Lando Norris e Sergio Pérez também se manifestaram em relação ao sucedido, tal como Esteban Ocon.

“Mas o que é isto? Como é que isto aconteceu? Perdemos uma vida assim há vários anos. Nós arriscamos as nossas vidas, especialmente em condições assim. Nós queremos correr, mas isto… é inaceitável",  afirmou Lando Norris, nas redes sociais.

"Como podemos deixar claro que nunca mais queremos ver um trator em pista? Perdemos o Jules [Bianchi] por causa de um erros destes. O que aconteceu hoje [ontem] é totalmente inaceitável! Espero que esta seja a última vez que vejo um trator em pista", afirmou o mexicano da Red Bull.

“Está claro para todos nós e para a FIA que é perigoso ter um veículo de recuperação, especialmente tão pesado, nesta posição, quando o safety car está em pista e ainda estamos a andar em altas velocidades. Não queremos ver isto. Será discutido em breve, provavelmente em Austin", disse ainda Ocon.

Pai de Jules Bianchi não ficou indiferente

Phillipe Bianchi viu tudo o que se passou pela televisão e não quis deixar de criticar a nova, mas já vista, falha de segurança num Grande Prémio. O pai do falecido piloto recorreu às redes sociais para criticar o episódio permitido pela direção de corrida.

"Sem respeito pela vida do piloto, sem respeito pela memória do Jules", escreveu nas redes sociais.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório