Um verdadeiro 'parte pescoços'. Renault 5 será o fenómeno esperado?

Preços arrancam nos 27.500 euros. Versão mais barata é lançada em Portugal no segundo semestre do ano.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Notícias ao Minuto

Ruben Valente
19/01/2025 08:43 ‧ há 3 horas por Ruben Valente

Auto

Renault

A expectativa era muita em experimentar o novo Renault 5. Este foi o primeiro renascimento de um histórico por parte da fabricante francesa, antes de ter apresentado o Renault 4 e o Twingo - que ainda só conhecemos na versão protótipo.

 

A Renault não quis apostar na combustão e o novo 5 está disponível apenas em formato elétrico. São 150 cv de potência disponíveis no imediato e uma autonomia de 400 km na versão que testámos, que é também aquela que é mais potente e com mais capacidade de bateria (52 kWh).

Com cores vivas e que não passam despercebidas é a irreverência deste 5 E-Tech que faz com que as pessoas olhem para ele na estrada como se de um supercarro se tratasse. Antes de falarmos nas sensações de condução, é preciso partilhar o facto de nos sentirmos famosos quando nos sentamos ao volante deste citadino elétrico. O design diferenciado e as linhas atuais que homenageiam o passado fazem com que os olhares se façam sentir.

Notícias ao Minuto

Numa era em que os SUV são moda, o 5 - com menos de quatro metros de comprimento - enche a Renault de esperança. Será este o elétrico mais vendido da Europa? Os primeiros indícios são positivos, mas o mercado falará por si. No que diz respeito à imagem, esta conquistou-nos. Gilles Vidal, diretor de design da marca francesa, fez uma excelente representação de um ícone do passado, não só no exterior, como também no interior. Da assinatura luminosa, ao 5 no capô que mostra o nível de bateria, passando ainda pelos pequenos pormenores no habitáculo, o Renault 5 tem o poder de nos conquistar em poucos segundos, de acordo com o feedback que fomos recolhendo.

E se o 'físico' conquista, tudo o resto também nos deixou muito agradados. Não é suposto um elétrico que custa menos de 30.000 euros proporcionar tão boas sensações, mas a verdade é que o Renault 5 pode surpreender até os mais céticos. É um automóvel muito divertido em qualquer modo de condução - eco, normal ou sport - e com uma autonomia anunciada que vai de encontro à condução no mundo real. Além disso, ainda consegue ser poupado: a média de consumo que fizemos ao longo de quatro dias foi 14.0 kWh por cada 100 km percorridos.

O carregamento é bastante rápido. Com uma wallbox de 11 kW em casa, o Renault 5 precisa de 3h13 para ir dos 10 aos 80% de bateria. Caso decida carregar num posto de carregamento rápido de 100 kW a mesma percentagem de bateria enche em apenas 30 minutos.

Notícias ao Minuto

Depois, a tecnologia inserida, que até é incomum para este segmento, torna o 5 um automóvel ainda mais apelativo. Quem o conduzir terá acesso ao novo sistema multimédia da Renault openR link com Google integrado, comandos por voz com recurso a inteligência artificial e mais de 50 aplicações. Sem esquecer o companheiro de todas as viagens: o Reno. Este é o avatar oficial da Renault, que se apresenta no ecrã duplo de 10 polegadas cada vez que ligar o novo 5. 

O preço da versão que ensaiámos arranca nos 33.000 euros, mas existe também para configuração a variante com 120 cv e com a bateria de 40 kWh, cujos valores iniciam nos 27.500 euros.

O Renault 5, recorde-se, já conquistou o prémio de Carro do Ano na Europa em 2025 e é um dos grandes favoritos à conquista do mesmo prémio em solo nacional. Galardões à parte, a nossa convicção é que este é um sério candidato a mudar o jogo no que toca aos veículos elétricos, mas como referimos mais acima, será o mercado a ditar se temos ou não razão. Deixamos só uma pergunta no ar: E se a Renault tivesse apostado numa versão a combustão?

Leia Também: Renault esqueceu-se de um pormenor no novo Twingo ou vai surpreender?

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas