Guilherme Oliveira foi do sonho ao pesadelo no European Le Mans Series. Nas 4 Horas de Portimão, o piloto de 17 anos poderia ter-se tornado no mais jovem português a conquistar um título da FIA. No entanto, um acidente a 12 minutos do final deitou tudo a perder.
Guilherme Oliveira estava na terceira posição nos LMP3 quando realizou aquele que seria o último pit-stop da prova. Na saída das boxes, o jovem piloto parece ter sentido problemas na direção do carro #13 da Inter Europol, saiu de pista e quando regressou embateu no #95 da TF Sport, equipa do também português Henrique Chaves.
Ambos não conseguiram terminar a prova e no caso de Guilherme Oliveira, as hipóteses do título na categoria LMP3 esfumaram-se. O desalento do jovem português marcou o final de prova, que não poderia ser mais desolador para qualquer português.
Heartbreaking. #ELMS #4HPortimao @G_Oliveira_14 @IE_Competition pic.twitter.com/KRY3ePuyTz
— European Le Mans Series (@EuropeanLMS) October 16, 2022
"Não há palavras para descrever como me sinto agora. Muita frustração... Sinto que não podíamos ter feito nada de melhor hoje. Às vezes quando não é para ser, não é mesmo para ser. Quando entrei no carro, ele tinha bastantes danos e a equipa decidiu ir com os pneus do stint anterior. Tivemos um um furo a 11 minutos do fim, são decisões e umas correm bem e outras correm mal. Tenho de agradecer à equipa pelo trabalho que fizeram ao longo destas seis corridas. Ganhámos três, mas podíamos ter ganho muitas mais. Agora é levantar a cabeça", referiu Guilherme Oliveira após o final das 4 Horas de Portimão.
"Alguma coisa aconteceu no pit-stop, acho que a roda ficou desapertada. Não tinha a direção", acrescentou ainda o jovem piloto de 17 anos.
Dos portugueses em prova, só Miguel Cristóvão conseguiu terminar as 4 Horas de Portimão. O piloto da EuroInternational cortou a meta na 9.ª posição na categoria de LMP3.
Recorde, em baixo, o acidente que impediu Guilherme Oliveira de chegar ao título no European Le Mans Series.
Absolute disaster for @IE_Competition and @G_Oliveira_14...
— European Le Mans Series (@EuropeanLMS) October 16, 2022
The Portuguese driver makes contact with the No.95 TF Sport and the LMP3 title hopes are over for the team.
Watch LIVE: https://t.co/gcwK2h4URL#ELMS #4HPortimao pic.twitter.com/RM6pc3p9ta