Os elétricos são, mesmo, o futuro? É a questão que muitos condutores colocam, mas não são os únicos. Segundo Akyo Toyoda, CEO da Toyota, existem muitas dúvidas de que esta será a solução ideal a longo prazo por parte dos líderes das fabricantes de automóveis.
"As pessoas envolvidas na indústria automobilística são, em grande parte, uma maioria silenciosa. Esta grande maioria silenciosa está, neste momento, a perguntar-se se os veículos elétricos são, realmente, a solução ideal, para poderem ser considerados a única opção", afirmou o japonês, na apresentação de uma pick-up a hidrogénio da Toyota, na Tailândia.
"Acreditam que [veículos elétricos] são apenas a tendência, pelo que não podem falar abertamente sobre o tema… Contudo, aquela que poderá ser considerada a solução melhor ainda não é algo totalmente claro, pelo que não devemos limitar-nos a apenas uma opção", acrescentou o homem forte da Toyota.
"Há dois anos, eu era a única pessoa a fazer este tipo de declarações. De forma a conseguirmos alcançar a neutralidade de carbono, temos de ter bem presente que o verdadeiro inimigo é o carbono. Francamente, os veículos elétricos a bateria não são a única forma de atingir as metas mundiais de neutralidade de carbono. Na Toyota, acreditamos na criação de um portfólio completo de opções de redução de carbono para os nossos clientes, desde veículos elétricos híbridos e veículos elétricos plug-in, até carros elétricos a bateria e veículos movidos a célula de combustível (hidrogénio)", afirmou ainda Toyoda.