Chama-se Peugeot Inception e foi o protótipo revelado pela fabricante francesa na CES 2023, em Las Vegas, que mostra um vislumbre daquilo que a Peugeot pretende para os seus futuros automóveis. De acordo com a marca, os próximos carros lançados a partir de 2025 irão seguir a linguagem de design apresentada neste protótipo.
Construído com recurso à maior plataforma do grupo Stellantis, a STLA Large, o Inception tem 5 metros de comprimento, 1,34 m de altura e 2,10 m de largura. Está equipado com um sistema elétrico de 800V e baterias de 100 kWh de capacidade, o que oferece a este protótipo cerca de 800 quilómetros de autonomia.
Além disso, a Peugeot colocou neste automóvel um sistema por indução capaz de carregar a bateria com 150 km de alcance em poucos minutos.
Vidro não falta a este Inception, mas este não é um vidro qualquer. Os 7,25 m2 de superfície vidrada do carro são compostos por Narima, um material que utiliza óxido de metal multicrómico, que normalmente é utilizado nas viseiras dos capacetes dos astronautas da NASA. Desta forma, os vidros conseguem absorver o calor e os raios ultravioletas de uma forma que no habitáculo é criado um jogo de luz único.
A tinta deste Peugeot Inception é também ela diferente. Com pigmentos metálicos, a monocamada - que permite poupar energia quando é aplicada - dá cor consoante o ambiente exterior. Uma espécie de tinta camaleónica.
No interior temos a próxima geração do sistema i-Cockpit, onde o maior destaque é um volante retangular inspirado nos videojogos, designado de Hypersquare. É nele que temos a tecnologia steer-by-wire e que podemos ajustar o ar condicionado, o volume do rádio ou a travagem regenerativa apenas com um movimento do polegar.
Este design diferenciado permite, segundo a Peugeot, uma aderência natural, além de melhorar a acessibilidade a todas as funções do carro. É por isto que a marca pretende adotar este conceito em modelos de produção até 2030.
Em termos de motorização, o Inception está equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, que na totalidade debitam 680 cv de potência. Com tração integral, este elétrico atinge os 100 km/h em menos de três segundos.
A nível tecnológico, a Peugeot dotou o Inception com o sistema STLA AutoDrive, que permite condução autónoma de nível 4. Quando escolhemos esta opção, o habitáculo torna-se num espaço mais confortável e de laser para o utilizador, recolhendo também o volante, que acima falámos.
Com o pensamento na sustentabilidade, o cockpit minimalista é dedicado apenas ao condutor, que dispensa painel de instrumentos, travessa e anteparo, proporcionando uma visão totalmente aberta da estrada.
Quanto aos materiais são utilizados restos de tecido 100% poliéster das oficinas de prototipagem do centro de design ou de fornecedores são reaproveitados para fazer peças portantes ou de acabamento. Os assentos são forrados com um veludo feito de poliéster 100% reciclado, que se estende até o chão e apresenta padrões 3D para funcionar como um tapete.
Fique com o vídeo acima partilhado pela Peugeot.