Era quase uma certeza que adquirir e manter um automóvel em Portugal saía caro. Agora que era um dos países mais caros do mundo para o fazer, só o estudo da FINN Auto, uma plataforma de subscrição automóvel, é que o veio comprovar.
Segundo o organismo, Portugal é o quarto país do mundo mais caro para se ter um automóvel. O nosso país fica atrás apenas do México, da Estónia e da Letónia.
A FINN Auto criou uma escala de 0 a 10, que corresponde à classificação do custo automóvel. E é através do número correspondente a cada país que conseguimos fazer comparações.
Como se chega ao resultado final? A FINN Auto teve por base os dados da OCDE relativos aos rendimentos médios anuais em cada país, não tendo contado o salário médio calculado pelo Eurostat. Desta forma é possível comparar países com horários de trabalho e remunerações diferentes. Além do rendimento médio, também foram tidos em conta o custo de aquisição de um automóvel, o poder de compra e os preços do combustível.
Como já referimos, Portugal é o quarto país do mundo mais caro para se ter carro. A pontuação atribuída foi de 8.19, sendo que o México, o país mais caro, recebeu 9.70. Recorde-se que a escala é de 0 a 10.
Por outro lado, os países mais baratos são Luxemburgo (0.46), EUA (0.91) e Austrália (1.97).
Pode ficar com todos os pormenores do estudo da FINN Auto seguindo este link.