O Bugatti Chiron Profiléé, desportivo de produção única lançado pela marca de Molsheim em dezembro passado, tornou-se esta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, o carro mais caro de sempre vendido num leilão. O valor de venda foi de 9.792.500 euros.
Com o forte chamariz de possuir o último motor W16 com quatro turbos da Bugatti, capaz de debitar 1500 cv de potência, os licitadores não olharam a meios no valor a oferecer. Valor esse que reverterá para causas solidárias, como fez questão de salientar a fabricante francesa.
O Bugatti Chiron Profilée é uma versão única, com base no Pur Sport, mas com apontamentos exclusivos como o spoiler integrado. Este é capaz de garantir estabilidade até na velocidade máxima de 380 km/h, uma vez que utiliza a pressão negativa para sugar o ar quente do compartimento do motor através de dois túneis internos na parte superior.
Além do spoiler, o Profilée apresenta também um splitter distinto na parte frontal e entradas de ar mais largas. Em termos de comportamento, as molas são 10% mais rígidas que a do Chiron Pur Sport e o eixo traseiro tem 50% a mais de camber negativo, o que oferece melhor aderência em curva.
The hammer falls and history is made. The first – and only – The CHIRON Profilée has become the most valuable new car ever sold in Paris last night, for a record-breaking €9,792,500. @RMSothebys#BUGATTI #CHIRONProfilée #RMSothebys #RMParis
— Bugatti (@Bugatti) February 2, 2023
–https://t.co/mCEE0gi604 pic.twitter.com/sAPU9dZeXd
No interior, a grande novidade é que este Chiron Profilée foi o primeiro Chiron a receber uma mistura de couro e tecido no seu habitáculo. Exclusividade não falta...
Equipado com o bloco W16 de 1500 cv de potência, o Chiron Profilée acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,2 segundos e chega aos 200 km/h em 5,5 segundos. Quanto à velocidade máxima foi a descrita acima - 380 km/h -, o que perfaz mais 30 km/h do que a versão Pur Sport do Chiron.
Fique com as imagens na fotogaleria acima.