A realidade de Espanha não é muito diferente da de Portugal e o excesso de velocidade é uma das principais causas para a sinistralidade rodoviária. É por isso que os radares fazem parte da realidade de 'nuestros hermanos' e, tal como os portugueses, são muitos os espanhóis que travam antes de chegar ao radar e aceleram imediatamente após passarem por ele. É por isso que a Direção Geral de Trânsito de Espanha já trabalha para evitar este tipo de comportamento.
De acordo com a imprensa do país vizinho, há dois 'truques' para apanhar os automobilistas que travam de forma brusca quando se aproximam de um radar: são eles os radares em cascata e os radares de secção.
Depreende-se por radar em cascata a colocação de um radar móvel antes ou depois de um fixo. Isto permite perceber a velocidade real de circulação.
Já o radar de secção permite captar a velocidade média de um automobilista. Mesmo que um condutor trave abruptamente não vai conseguir escapar à mira deste radar. Este tipo de radar, recorde-se, também já existe em Portugal desde 2021.