Um dos MINI mais versáteis que conhecemos vai fazer as suas despedidas com uma última edição. O Clubman vai ser lançado uma última vez na Final Edition, uma edição exclusiva e limitada a 1.969 unidades, sendo que apenas 10 destas vão estar disponíveis em Portugal.
O modelo que celebrizou as 'split doors' traseiras surgiu originalmente em 1969 e daí surgiu o número de unidades disponíveis para esta edição final do Clubman.
Já com a terceira geração, a partir de 2015, o MINI Clubman cresceu até aos atuais 4,25 metros de comprimento. Foi uma reinterpretação que o tornou mais espaçoso e confortável, estando agora disponível em várias cores: Nanuq White, Enigmatic Black e Melting Silver.
Estará disponível também com várias motorizações. Para Portugal estarão disponíveis para compra duas versões com um bloco de 2.0 litros com 150 e 174 cv de potência.
No exterior, a Final Edition do MINI Clubman terá pormenores diferenciados como as faixas laterais, faixas no capot e também nas 'split doors' traseiras, a moldura da grelha na cor Copper e as jantes de 18’’, com acabamento em Copper. Além disto, cada unidade estará numerada com um logótipo especial.
No interior, o MINI Clubman Final Edition foi equipado com bancos desportivos exclusivos em pele MINI Yours, com o logótipo da edição cosido e cor Dark Maroon. O sistema multimédia conta com um ecrã de 8,8 polegadas, como pode ver nas imagens acima.