A convite da MINI, o Auto ao Minuto viajou até Palma de Maiorca para tomar o pulso às sensações do novo Cooper SE Cabrio, um descapotável 100% elétrico e muito exclusivo. De facto, esta revelou-se a simbiose perfeita: sol, um automóvel sustentável e repleto de sensações, e uma paisagem magnífica.
Porém, há que começar pelo início e referir o porquê de este ser um modelo "muito exclusivo". Limitado a 999 unidades, em Portugal só existirão 13 exemplares do MINI Cooper SE Cabrio à venda.
Com um único nível de equipamento (totalmente equipado), o 100% elétrico da MINI já se encontra em fase de produção. Dada a sua exclusividade, o preço em Portugal, apesar de elevado, não causa grande surpresa: cada unidade terá o custo de 62.000 euros e faz-se acompanhar de dois cabos de carregamento sem custos extra.
© MINI
Por se tratar de um veículo com capota retrátil, o peso sobe quando comparado com o Cooper SE 'normal' e o espaço diminui. São 105 kg a mais e menos 110 kg de carga útil. O tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h é de 8,2s (mais 0,9 segundos que o Cooper SE), mas no capítulo da autonomia a diferença fica praticamente esbatida. O MINI Cooper SE Cabrio oferece 201 km de autonomia no ciclo WLTP, graças à bateria equipada com 28,9 kWh de capacidade (líquida). Esta demora 2,5 horas a carregar (80%) quando estiver ligada a uma potência de 11 kW.
Ainda sobre números, importa referir que o motor elétrico equipado debita um total de 184 cv de potência e 270 Nm de binário máximo.
Passando à estética, este é um descapotável que, além de ser exclusivo no número de unidades, traz também consigo pormenores únicos. Exemplos disso são a placa numerada na lateral, o autocolante Electric na dianteira e o logótipo em cinzento no volante, tal como as soleiras das portas com a indicação de que existem apenas 999 exemplares.
Com duas cores disponíveis apenas (Enigmatic Black e White Silver), o MINI Cooper SE Cabrio surge com umas diferenciadas jantes de 17 polegadas feitas com recurso a alumínio reciclado.
© MINI
No que toca às sensações em estrada, o objetivo da MINI foi conseguido e nem o facto de conduzirmos um 100% elétrico com a capota totalmente para trás retira o 'go-kart feeling' que há tantos anos sentimos nos modelos da marca britânica. Por falar em capota, importa frisar que esta pode ser movível até aos 30 km/h.
O peso está muito bem distribuído e este Cooper SE Cabrio mantém a agilidade e o espetacular centro de gravidade da versão normal. No entanto, se ao nível da aceleração e agilidade, tal como no comportamento em curva, este MINI de três portas nos deixa com um sorriso no rosto, acreditamos que a travagem poderia ser um pouco mais sensível para explorarmos a 100% o modo 'Sport'.
Infelizmente, não conseguimos ter tempo para avaliar os modos Green e Green+. Não pudemos ter a perceção da sua real poupança em termos de autonomia, mas em termos de sensibilidade nota-se muita diferença no acelerador.
© MINIDe acordo com a informação revelada por Miguel Alberto, Head of Product da MINI Iberia, ao Auto ao Minuto, as primeiras unidades chegam ao nosso país no próximo mês de junho e já há algumas com proprietário à espera.
Fique com todas as imagens do MINI Cooper SE Cabrio na fotogaleria acima.
Leia Também: SUV Aceman é a grande aposta da MINI para 2024