A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) informou que em Portugal vão ser instalados novos radares de velocidade média. No total serão 10, que estarão devidamente sinalizados graças ao sinal de trânsito H42. No entanto, se estes radares são novos por cá, em França já existem desde 2012, mas vão ser retirados e substituídos por outros até ao final do ano.
Porquê? Não são rentáveis. Por um lado, os radares de velocidade média são dispositivos caros de adquirir e também na sua manutenção - são necessárias câmaras de registo das matrículas tanto no início como no fim da medição do radar.
Por outro lado, segundo meios de comunicação franceses, estes radares geram um número de denúncias muito reduzido. Resultam numa média de 5.000 infrações por ano, quando outro tipo de radares podem alcançar as 14.000 infrações anuais.
Em Portugal, os contratos de fornecimento e instalação dos novos radares de controlo de velocidade vão custar cerca de 5,6 milhões de euros, segundo informou a ASNR.
Recorde-se que estes radares permitem "a fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada".
Leia Também: Há um novo sinal de trânsito em Portugal e é bom que o veja