A Tesla reduziu o preço de compra dos seus carros Model Y na Alemanha, após ter perdido para a Volkswagen o cargo de principal vendedor de carros elétricos no país, em 2023.
Esta redução segue-se a uma medida semelhante na China, onde a Tesla reduziu o preço dos seus carros Model 3 e Model Y.
Segundo a agência Reuters, os carros Model Y Long Range e Model Y Performance vão passar a custar menos 5.000 euros na Alemanha, reduzindo o preço de compra para 49.990 euros e 55.990 euros, respetivamente. Significa isto que o primeiro modelo terá um desconto de 9%, ao passo que o segundo verá o preço decrescer 8,1%.
Em simultâneo, os carros Model Y com tração traseira passarão a custar menos 1.900 euros, ficando o preço de compra em 42.990 euros. Trata-se de uma redução de 4,2%.
Na semana passada, a Tesla anunciou que vai suspender a produção de vários dos seus carros na sua fábrica de Berlim, entre 29 de janeiro e 11 de fevereiro, devido à falta de componentes que resulta da crescente situação tensa no Mar Vermelho, onde vários navios têm sido atacados por rebeldes do movimento Huti.
A Reuters, citando o regulador alemão KBA, assinala que, em 2023, o fabricante alemão Volkswagen ultrapassou a Tesla como principal vencedor de carros elétricos na Alemanha, assumindo 13,5% do mercado, comparado com os 12,1% conquistados pela Tesla.
Leia Também: Tesla reage aos ataques no Mar Vermelho. Eis os detalhes da suspensão