O bom estado dos pneus é fundamental para a segurança de um veículo. Porém, a pressão do ar com que circula neles também. O mais importante é colocar uma medida entre o mínimo e o máximo sugerido pela fabricante do seu automóvel.
Isto porque existe perigos associados ao facto de circular com uma medida de ar errada. Sabia que com uma pressão errada, o pneu tende a desgastar-se de maneira irregular? Se estiver com pressão a mais, a parte central do pneu vai gastar-se mais, mas esse não é o único problema.
Com pressão a mais está também a circular de uma forma perigosa, uma vez que há menos superfície de pneu em contacto com o asfalto, como explicam os especialistas RACE.
Desta forma, a distância de travagem torna-se maior e efeitos como a aquaplanagem são favorecidos, o que reduz em grande parte toda a segurança dos ocupantes de determinado veículo.
Cada veículo tem a sua pressão certa para os pneus, mas segundo os especialistas da RACE, a pressão para maioria dos automóveis ligeiros de passageiros situa-se entre os 2 e os 2,5 bares.