Foi no dia 5 de maio que Wen, cliente da Xiaomi, levantou o seu SU7, o primeiro 100% elétrico da fabricante chinesa. O condutor circulou durante 39 quilómetros, até ter de parar depois de o carro apresentar uma mensagem no painel de instrumentos.
"O carro está prestes a parar, por favor encoste o veículo em segurança e contacte o centro de serviço online", apareceu primeiramente, para depois a mensagem alterar-se.
"O sistema de condução está com um problema e não pode ser alterado", dando indicação de que não era possível alternar entre as marchas D e R, segundo escreve o InsideEVs.
A Xiaomi acabou por levar o veículo para um centro técnico em Xiang'an, mas admitiu que não conseguiu descobrir a razão que originou o aparecimento do erro. Contudo, pior do que isso foi não conseguir reparar o elétrico depois de uma análise mais profunda.
O cliente, apesar do episódio lamentável, continuou a querer um Xiaomi SU7 e pediu um veículo novo, ao invés de um reembolso. Só que esbarrou na imensa procura que existe por este modelo. Cada unidade produzida já tem dono e uma data de entrega programada.
Perante este cenário, a Xiaomi está a negociar um reembolso em conjunto com uma compensação por todos os custos que o cliente teve.