Durante o verão é provável que, dado o calor que se faz sentir lá fora, procure andar de carro com a janela aberta. Se isso acontecer, saiba que há uma recomendação a ter em conta.
Um artigo na secção de motor do jornal espanhol El Pais, que tem por base um conselho de Bernat Escolano, alerta que quem anda de carro - seja o condutor ou um passageiro -, deve manter os vidros fechados ou abertos na totalidade, mas nunca a meio.
Num vídeo publicado na rede social Instagram, o criador de conteúdos espanhol refere-se à segurança relacionada à altura da janela do carro, tanto para o condutor quanto para os passageiros. Escolano alerta que usar o vidro aberto a metade pode tornar-se perigoso: "Pode cortar a cabeça."
Além do risco de situações mais graves, como cortes ou amputações, Escolano conta que manter a janela do carro aberta tem outros impactos negativos, como a entrada de pó e insetos. Além disso, e do ponto de vista aerodinâmico, pode aumentar o consumo de combustível, afetando a eficiência do veículo.
Portanto, é mais seguro manter as janelas totalmente fechadas durante a viagem e utilizar o ar condicionado.
Leia Também: Vai de férias para Espanha? Atenção aos assaltos nestas áreas de serviço