Muitas pessoas decidem combater o bolor com produtos como lixívia e vinagre. Funciona? Danny Pen, especialista em aquecimento e canalização, citado no Huffpost, agregador de blogues, afirma que podem não ser a melhor opção. Segundo o especialista, tanto a lixívia, como o vinagre "podem, por vezes, piorar ainda mais as situações de bolor negro".
Porquê? Por exemplo, a lixívia "apenas remove o bolor da superfície, mas deixa os esporos para trás, e o vinagre pode levar o bolor a libertar esporos adicionais como mecanismo de defesa".
Leia Também: Especialista partilha dicas para prevenir o bolor na casa de banho
Também avisa que "misturar os dois pode ser pior porque cria gás cloro tóxico". É ainda possível que criem mais "humidade, encorajando o crescimento de bolor".
Tendo isto em conta, "a melhor alternativa serão os produtos de limpeza de qualidade profissional (com propriedades fungicidas) ou os produtos feitos à base de enzimas".
Este tipo de produtos "neutraliza as fontes de alimentação do bolor, como os resíduos orgânicos deixados em superfícies porosas como a madeira ou as paredes de gesso, dificultando o regresso do bolor".
Leia Também: Formas simples de usar óleos essenciais nas limpezas