A Alpine acaba de apresentar, esta sexta-feira, um protótipo que abre o apetite para o futuro. O Alpine A390_β, o primeiro fastback desportivo elétrico da marca, viu a luz do dia e nós pudemos vê-lo ao vivo, em Paris, França.
E se o A110 é um modelo que a marca quer manter com alguma exclusividade, o A390_β quando chegar à produção é um carro que a Alpine pretende introduzir em boa escala no mercado. Neste sentido, há boas notícias se gosta do design que pode ver nas imagens acima. É que conforme avançou a Alpine, 85% do que vemos no exterior passará para a versão que será comercializada daqui a uns anos. Referimos daqui a uns anos porque, na verdade, ainda não há uma data anunciada da chegada do A390 ao mercado.
O design foi inspirado pelo ADN da Alpine e também pelos Alpes franceses, local onde nasceu a marca gaulesa. O protótipo foi apresentado com a cor 'Bleu Specular' e com linhas bastantes marcadas e afiadas. Houve uma clara preocupação com a aerodinâmica no momento da criação deste design e até as jantes foram pensadas ao pormenor. Um 'floco de neve' serviu como fonte de inspiração, tal como as linhas retas e precisas de um chassis de um A110. Ao centro, as jantes contam com um pormenor iluminado como se se tratasse de uma pedra preciosa.
Do exterior, que poderá estar aproximado da realidade no veículo de produção, passamos para o interior, onde a Alpine deu largas à imaginação e mostrou o que pode estar por vir no futuro.
Quando as portas 'suicidas' se abriram vimos que os bancos mais faziam lembrar um monolugar de Fórmula 1. Só que isso não era apenas uma simples semelhança de design. As bacquets do A390_β têm dois modos de condução, o normal e o estilo F1. No segundo, os bancos deitam e os pedais sobem, ficando o condutor com a possibilidade de se sentir um verdadeiro Lewis Hamilton ou Max Verstappen. O volante também modifica - encolhe no modo Fórmula 1 - dependendo do modo de condução escolhido.
Já o lugar do passageiro foi pensado para que este pudesse vestir a pele de co-piloto. À sua frente está um head-up display com várias informações, que indicam, por exemplo para que lado é a próxima curva ou a velocidade a que segue o veículo.
Em termos de performance, pouco foi revelado sobre o A390_β. Apenas sabemos que este é um modelo de tração integral e que foi concebido para acomodar três motores elétricos. Percorra a fotogaleria e veja, ao pormenor, o novo protótipo da Alpine.
Leia Também: Oficial: Alpine deixa de fabricar motores para a F1