Os beneficiários da Caixa Geral de Aposentações (CGA) vão ter a sua pensão atualizada esta semana, à semelhança com o que já aconteceu com os reformados que recebem pela Segurança Social. Na prática, este mês os pensionistas receberão as suas reformas com a retenção do IRS feita com base nas tabelas de 2025 e ainda com o acerto relativamente a janeiro.
Assim, as pensões da Segurança Social e Caixa Geral de Aposentações pagas em fevereiro já vão refletir as novas tabelas do IRS sendo também efetuados os acertos relativos à retenção de janeiro.
De acordo com o calendário da CGA, o pagamento acontece no dia 19, sendo antecipado quando este coincide com um fim de semana ou feriado.
O que mudou este ano?
Nas tabelas de retenção que vigoraram em novembro e dezembro de 2024 estavam isentas de IRS as pensões até 820 euros brutos mensais. Em 2025, a isenção aplica-se para reformas de valor até 870 euros brutos mensais.
De referir que em 2024, as pensões de janeiro foram pagas com base numa tabela de retenção "provisória" a 328 mil pensionistas, tendo o ISS procedido aos acertos do IRS nas pensões de abril e maio.
O caso surpreendeu a nova equipa do Ministério do Trabalho, liderada por Maria do Rosário Ramalho, que se manifestou "estupefacta" com o sucedido, considerando que o calendário do acerto resultou "exclusivamente de orientação política" do anterior executivo socialista.
As pensões (incluindo as de velhice, invalidez e de sobrevivência) da Segurança Social e da CGA têm este ano um aumento entre 3,85% e 1,85%.
Leia Também: Pensões são pagas hoje com acerto do IRS. É com isto que deve contar