Em comunicado enviado à Lusa, a Metro do Porto destacou que "está a trabalhar no sentido da reposição da operação em todas as linhas da sua rede, o que irá suceder progressivamente nas próximas horas".
A partir das 06h00 de terça-feira, como normalmente, toda a rede do Metro do Porto estará em funcionamento regular, vincou.
O "apagão" que afetou Portugal provocou a interrupção da circulação do Metro do Porto pelas 11h30 de hoje.
"A Metro do Porto tem vindo a trabalhar, em conjunto com a subconcessionária Via Porto, no restabelecimento de todos os sistemas, nomeadamente de energia, sinalização e apoio à exploração, procurando garantir as obrigatórias e indispensáveis condições de segurança com vista à reposição do serviço comercial nas suas seis linhas e mais de 70 quilómetros de rede", pode ler-se.
"Esta retoma do serviço vai decorrer, de forma faseada e progressiva, ao longo da noite de hoje, havendo condições para garantir o normal funcionamento do Metro do Porto a partir das 6H00 desta terça-feira", acrescentou a mesma fonte.
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou hoje, desde as 11h30, Portugal e Espanha, que continua sem ter explicação por parte das autoridades.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades foram algumas das consequências do "apagão".
O restabelecimento de energia aconteceu de forma gradual ao longo do dia, começando pela zona centro do país.
Até cerca das 22h30, a E Redes informou que tinha sido restabelecida a eletricidade em quatro milhões de casas.
Leia Também: Apagão: STCP mantém operação e Metro do Porto parou