Meteorologia

  • 09 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Tribunal acolhe providência do ACP para "impedir" painéis em Lisboa

A instalação de até 125 painéis de publicidade digital de grande formato em Lisboa criou uma crispação entre o Automóvel Clube de Portugal, duas empresas e a Câmara de Lisboa, que se dizia "refém" de uma decisão tomada pelo antigo executivo municipal, liderado por Fernando Medina.

Tribunal acolhe providência do ACP para "impedir" painéis em Lisboa
Notícias ao Minuto

09/10/24 17:34 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

Auto ACP

O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa "acolheu provisoriamente" a providência cautelar do Automóvel Club de Portugal (ACP), assim como decretou algumas medidas que tanto as duas empresas - JC Decaux e MOP -como a Câmara Municipal de Lisboa deverão tomar.

 

Em comunicado publicado no site do ACP, esta quarta-feira, os responsáveis lembram que a providência em causa "visa impedir o funcionamento de painéis luminosos de grandes dimensões, já instalados, bem como não permitir a instalação de novos painéis desta natureza que, claramente são um fator de distração à condução e um risco enorme para a segurança de todos, condutores e peões".

Em relação às empresas, JC Decaux e MOP, o tribunal apontou que estas devem "adotar as medidas necessárias para desligar os painéis publicitários já instalados e se inibam de proceder à instalação de novos painéis".

"Em relação à Câmara de Lisboa, o tribunal decretou provisoriamente que se iniba de permitir a instalação de novos painéis publicitários", remata a nota da ACP.

Em causa está a instalação de até 125 painéis de publicidade digital de grande formato. A providência cautelar deu entrada no tribunal a 9 de setembro. Segundo explicou na altura o ACP, não está em causa "a existência de mobiliário urbano com publicidade digital, apenas a sua localização e dimensão, claramente atentatórias da segurança rodoviária".

Painéis? ACP avança com providência cautelar contra a Câmara de Lisboa 

Painéis? ACP avança com providência cautelar contra a Câmara de Lisboa 

Em causa está a "aprovação e instalação de até 125 painéis de publicidade digital de grande formato em toda a cidade".

Notícias ao Minuto | 19:26 - 09/09/2024

Reafirmando que "a distração ao volante é uma das principais causas de sinistralidade rodoviária em todo o mundo", o ACP sustentou que "Portugal permanece claramente acima da média europeia em número de mortos e feridos na estrada".

Câmara dizia-se "refém" de decisões de Medina

Após a providência cautelar dar entrada, a Câmara de Lisboa 'apontou o dedo' ao executivo municipal de Fernando Medina, garantindo que atual situação resulta do contrato público para a "instalação e exploração publicitária de mobiliário urbano" que foi vencido pela empresa JCDecaux em 2017 (no executivo municipal presidido pelo socialista), com o caderno de encargos a incluir a instalação e localização de 125 painéis digitais de grande formato.

"O atual executivo ficou assim 'refém' de um concurso e de opções que foram tidas em 2017 e que só muito mais tarde, na sequência de vários anos em tribunal por processos interpostos por concorrentes, começou finalmente a ser implementado", expôs a autarquia, agora presidida por Carlos Moedas.

[Notícia atualizada às 17h47]

Leia Também: "Portugal é comumente referido como um país na Europa onde se conduz mal"

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório