Em Espanha, Portugal foi notícia por travar as inspeções periódicas às motos. O jornal El Motor destacou a "vitória histórica para os motociclistas" depois de "12 anos de pressão".
"Enquanto em Espanha a inspeção para motos está plenamente implementada e apenas gera debate, em Portugal o acordo parlamento surpreendeu pela sua firme oposição", lê-se no artigo do El Motor, que destaca que esta posição de Portugal vai contra a tendência europeia e que o nosso país abriu um precedente ao resistir à pressão da União Europeia.
O artigo dá a entender que Portugal pode servir de exemplo para outros países da Europa e que "abre assim um caminho diferente na Europa, dando voz aos motociclistas e desafiando as normas impostas desde Bruxelas". Fique com o artigo de 'nuestros hermanos' aqui.
Recorde-se que o parlamento português votou o adiamento das inspeções periódicas a motos para 1 de janeiro de 2026 no passado mês de dezembro.
"A referida prorrogação da produção de efeitos permitirá decidir de forma fundamentada, com respeito pelo Direito da União Europeia, sobre uma matéria essencial de segurança rodoviária com impacto relevante na vida das pessoas, avaliando e definindo o enquadramento de Portugal na isenção acima referida, acompanhada da aprovação de medidas alternativas eficazes de segurança rodoviária", lê-se no Decreto-Lei n.º 121/2024, publicado a de 31 de dezembro no Diário da República.