Circulam em Portugal mais de 1,5 milhões de automóveis com mais de 20 anos. Um dado disponibilizado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), que também revelou a idade média do parque automóvel do nosso país, que bateu um recorde em 2024.
A idade média dos veículos ligeiros de passageiros ultrapassou pela primeira vez os 14 anos. No ano passado fixou-se nos 14,1 anos, enquanto que no que diz respeito aos veículos ligeiros de mercadorias e pesados a idade média chega já aos 16 anos.
Este é um dado que demonstra bem que o parque automóvel nacional não está a ser renovado, o que contrasta com a realidade vivida, por exemplo, no início dos anos 2000. No início do novo milénio, só 1% dos carros que circulava tinha mais de 20 anos. Atualmente, carros com mais de 20 anos representam 27% do parque automóvel em solo nacional.
Perante este cenário, a ACAP pede ao governo mais incentivos fiscais na compra de automóveis híbridos, e não só elétricos. Ainda assim, no ano passado, dos 1.050 incentivos que o Fundo Ambiental tinha para oferecer a pessoas singulares, só 773 candidaturas foram recebidas.