Foi um ato insólito, mas ao que parece resultou. Um morador de Bezzanes, uma localidade nos arredores de Reims, França, com pouco mais de 1.000 habitantes, estava farto dos condutores em excesso de velocidade e resolveu arregaçar as mangas e tomar uma atitude.
Este indivíduo colocou um radar falso nas ruas desta localidade para dissuadir os infratores e "forçá-los" a reduzir a velocidade.
De acordo com a imprensa francesa, o dispositivo falso aparentava ter as características dos radares urbanos utilizados em França e realmente resultou: os condutores abrandavam quando por ali passavam.
E qual a reação do autarca máximo de Bezannes? Este podia colocar uma multa, identificar o responsável... mas não foi isso que fez. Dominique Potar, presidente desta localidade nos arredores de Reims, agradeceu ao cidadão e reconheceu o impacto positivo desta medida.
Apesar de tudo, o falso dispositivo teve de ser removido, após um condutor o tentar destruir. Porém, o presidente de Bezannes admitiu que esta ideia pode agora ser replicada pelo próprio organismo público.