O Volkswagen Golf é um dos automóveis com mais longevidade no mercado. Lançado em 1974, o modelo da marca alemã cumpriu 50 anos no ano passado e obteve um restyling para não deixar passar a marca em claro.
A vida do Golf já vai longa e ao que tudo indica vai continuar de boa saúde, como nos confirmou Filipe Moreira, Marketing Manager da Volkswagen Portugal.
Em declarações exclusivas ao Auto ao Minuto, o responsável da marca germânica confirma que o Golf terá uma nova geração, mas que não será para breve. Será lançada versão elétrica? Filipe Moreira apenas realçou que "existem algumas propostas que estão a ser equacionadas pela Volkswagen", mas não abriu - para já - totalmente o jogo em relação aos planos da marca.
São 50 anos pautados pela reconhecida qualidade de construção, fiabilidade, conforto e pela introdução de inovações tecnológicas, como por exemplo a utilização do primeiro motor turbodiesel com injeção diretaLançado em março de 1974, os 50 anos do Volkswagen Golf explicam a importância deste modelo para a marca?
Naturalmente que sim. O Golf é, por si só, uma marca dentro da própria marca Volkswagen. São 50 anos de história e de histórias. Há sempre alguém que tem, que já tenha tido ou que conheça alguém que tenha um Golf. Em 1974, o Golf teve a árdua tarefa de ser o sucessor de um ícone, o Carocha, tendo sido também ele um ícone ao longo destes 50 anos de sucesso que se traduziram, até agora, em 37 milhões de unidades vendidas (o 3º modelo mais vendido em toda a história automóvel), que se estimam em cerca de 350 mil milhões de kms percorridos neste modelo.
São 50 anos pautados pela reconhecida qualidade de construção, fiabilidade, conforto e pela introdução de inovações tecnológicas, como por exemplo a utilização do primeiro motor turbodiesel com injeção direta, ou a introdução da Inteligência Artificial através do ChatGPT.
Por tudo isto, o Golf tem um capital de notoriedade fantástico e do qual muito nos orgulhamos.
O Golf tem atualmente várias motorizações, excluindo uma versão 100% elétrica. Já existem alguns rumores, mas será que pode adiantar alguma informação sobre se esta variante estará nos planos futuros?
Entre 2014 e 2020, o Golf teve uma versão 100% elétrica, o e-Golf, sendo que a estratégia da marca passou por criar a plataforma MEB, exclusiva para os seus modelos 100% elétricos. Neste contexto, surge, em 2020, o ID.3 que tinha por missão ser o sucessor do Golf para a mobilidade elétrica.
No que respeita ao futuro, existem algumas propostas que estão a ser equacionadas pela Volkswagen, mas não podemos adiantar nada para já.
© Volkswagen
A oitava geração sofreu um restyling no ano passado. Como está a ser a aceitação por parte do mercado europeu e português? Corresponde às expectativas?
A recetividade ao novo Golf, lançado em 2024 aquando da celebração dos seus 50 anos, tem sido muito positiva na Europa. Durante praticamente duas décadas e até 2021, o Golf foi o modelo mais vendido na Europa. Em 2022 e 2023, o T-Roc superou o Golf como o modelo mais vendido pela Volkswagen, mas em 2024, impulsionado pelo lançamento do novo modelo, o Golf voltou novamente a estar no topo de vendas da marca.
Em Portugal, temos um mercado muito focado em SUV’s e na nossa marca em concreto, o top de vendas é composto pelo T-Roc, T-Cross e Taigo. Ainda tivemos a oportunidade de desenvolver uma série especial comemorativa dos 50 anos do Golf que, alicerçada numa forte campanha de comunicação e ativações de marca, ajudaram a superar as expetativas que tínhamos para o nosso mercado.
Para quando podemos esperar a 9.ª geração do Golf?
É precipitado falar já numa nova Geração do Golf. O que sabemos é que o Golf ao longo da sua historia tem correspondido às expetativas dos consumidores e acreditamos que continuará a manter este compromisso ao longo da sua existência.
Filipe Moreira, Marketing Manager da Volkswagen Portugal © Volkswagen
Leia Também: "O Volkswagen ID.EVERY1 terá um peso importante nas exportações do país"