A Powerwall 3 chegou a Portugal. Esta é a última geração da gama de baterias residenciais da Tesla, seguindo-se à Powerwall 1 (2015) e à Powerwall 2 (2017). Em conjunto, existem mais de 800.000 destas unidades instaladas em todo o mundo.
A Powerwall 3 pode alimentar a maioria das casas europeias com uma única unidade, permitindo poupanças através do armazenamento do excesso de energia solar gerada durante o dia para ser utilizada à noite, durante as horas de pico de preços. Ao utilizar o modo de autoconsumo para armazenar o excesso de energia solar para utilização durante a noite, os clientes portugueses podem, em geral, reduzir a sua dependência da rede elétrica em 71%.
Segundo informa a Tesla em comunicado, em média, os proprietários podem poupar até 1.044 euros por ano ao abastecerem a sua casa com a Powerwall 3, emparelhada com energia fotovoltaica.
Tal como a versão anterior da Powerwall, a Powerwall 3 também deteta automaticamente os cortes de energia e torna-se a fonte de energia da casa quando a rede elétrica falha. A Powerwall 3 pode ser instalada no interior ou no exterior, mantendo um funcionamento normal em condições de humidade elevada e inundação em 60 cm de água.
Quanto utilizada em veículos Tesla, a Powerwall 3 desbloqueia mais funcionalidades de carregamento, como o Carregamento Solar. Esta funcionalidade extra gratuita permite que os proprietários de automóveis da marca equipados com uma Powerwall emparelhada com um sistema solar possam efetuar o carregamento utilizando apenas o excesso de energia produzida pelo sistema solar Tesla.