A CBRE, consultora líder mundial na prestação de serviços para o setor imobiliário, apoia a Universidade Nova de Lisboa em todo o processo de definição de conceito do Innovation District de Almada, nos terrenos circundantes do campus da Nova FCT, na Charneca da Caparica e Porto Brandão, revela comunicado enviado aos jornalistas.
A CBRE Portugal, através da sua área de consultoria estratégica, apoiou a NOVA ao longo de mais de seis meses no desenvolvimento e definição de conceito para o projeto do qual, em termos espaciais, o projeto impacta 600 mil m2 de cidade, dos quais mais de 250 mil m2 dedicados a atividades económicas.
As linhas orientadoras na definição de conceito foram:
- Lifestyle e Qualidade de Vida;
- Inclusão e Coesão, Acessibilidade e Permeabilidade, Flexibilidade e Adaptabilidade;
- Crescimento Inclusivo e Sustentável;
- Criação de Emprego, Atração e Retenção de Talento; Internacionalização, Inovação e Tecnologia;
- Herança Natural e Patrimonial.
Em comunicado, Duarte Cardoso Ferreira, diretor da área de Consultoria Estratégica da CBRE, explica que: “Tratou-se de uma metodologia de trabalho totalmente inovadora, na qual incluímos a organização de sete workshops com experts de diversas áreas quer da equipa CBRE, quer de convidados. Ficamos extremamente satisfeitos com o facto da UNL ter confiado na CBRE para este projeto, pois, como empresa, ambicionamos ter um impacto real nas cidades, na forma como são pensadas e redesenhadas para o futuro.”
Por seu lado, José Ferreira Machado, Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa para o Desenvolvimento, acrescenta que: “O apoio da CBRE, com a sua equipa nacional e internacional, foi de extrema relevância para delinear as linhas mestras desta cidade de inovação que irá nascer em Almada. Sendo este um projeto que tem como motor o conhecimento e a inovação (...)”.
Recorde-se que a Universidade NOVA de Lisboa, em conjunto com um grupo de proprietários da zona do Monte da Caparica e de Porto Brandão, apresentou recentemente o Innovation District, um projeto que visa a criação de uma nova cidade global, em Almada, e que irá conjugar um estilo de sustentável numa nova geografia de inovação e de conhecimento tecnológico.
Leia Também: Innovation District vai criar mil novos fogos habitacionais em Almada