A procura de um escape à correria e agitação do quotidiano, que permita uma conexão com a natureza e que potencie a sensação de ligação à terra, têm-se verificado um pouco por todas as cidades, avança a Urbana.pt. Este é um estilo rústico com uma forte ligação com a natureza, com recurso aos materiais naturais como a pedra, a madeira ou a palha.
Nesse sentido, a Urbana.pt reuniu algumas ideias, de acordo com o último projeto assinado pela arquiteta de interiores Karen Pisacane, fruto da necessidade de um casal de médicos de criar uma habitação com um ambiente leve, descontraído, acolhedor e com características de praia.
Como ter este estilo em sua casa
Se acha que o seu espaço necessita de um toque diferenciado, mais descontraído, com um bom aproveitamento das áreas, não perdendo o seu caráter, aposte em adquirir:
- Um sofá confortável, na sala de estar, acompanhado por uma poltrona suspensa em rattan, por exemplo, evidenciando assim o mood descontraído;
- Tijolos na parede, podendo ser pintados de branco ou outra cor neutra. São a forma mais pura entre as características do estilo rústico. Tal como a madeira, um elemento padrão, tão presente neste projeto e que cumpre a função do conforto;
- Papeis de parede que forrados em pedra poderão conferir a textura necessária para uma aproximação mais evidente à natureza.
É sabido que outros materiais podem representar a aproximação natureza, como por exemplo os tecidos naturais (o linho, o a ráfia, o junco ou o vime). Neste caso, poderá usá-los nas cortinas que permitem a leveza do rústico.
Os tons caracteristicamente associados ao rústico também recaem na iluminação e ventilação natural, através de grandes janelas que possibilita a entrada de muita iluminação natural.
Leia Também: É um dos 82% portugueses que desconhece o Home Staging?