No dia 8 de abril, pelas 17h30, terá lugar a Sessão de Lançamento do PNAM – Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira, que realiza a sua 6.ª edição, com o objetivo de incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, promoção e utilização da madeira e seus derivados em edificações, revela site oficial da entidade.
Destina-se a premiar obras com carácter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura e que sejam da autoria de Arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitetos.
O PNAM é um prémio bienal, organizado pela Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) com a parceria e apoio da Ordem dos Arquitetos (OA) e da Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI) e de um conjunto de Patrocinadores e Apoios que em cada edição apoiam esta iniciativa.
A primeira edição surgiu em 2011, inserida nas comemorações do ano internacional das florestas, por iniciativa da SONAE Indústria, como patrocinador de ouro, e foi organizado em parceria entre o Ministério da Agricultura através da AFN, Autoridade Florestal Nacional, a Ordem dos Arquitetos e o Centro Pinus, pode-se ler no site do PNAM.
Desde o seu lançamento que o prémio tem vindo a ganhar cada vez maior prestígio nacional e internacional, dando visibilidade a obras como os Passadiços do Paiva, em 2017, ou o Hotel Casa do Rio, do Arquiteto Francisco Vieira de Campos, na edição de 2019.
Leia Também: Obra do Ano 2021. Projeto português vence o 2.º prémio