A ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho está a realizar uma ação inspetiva de âmbito nacional no setor da construção civil: ‘A cuidar dos locais de trabalho na construção’, revela a AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas.
O objetivo desta ação é de contribuir para a diminuição da sinistralidade laboral através da verificação do cumprimento das regras de segurança e de saúde no trabalho e para a prevenção e contenção dos riscos de contágio da COVID-19 nos estaleiros de construção civil.
Para além da referida intervenção inspetiva, a ACT encontra-se ainda a desenvolver uma campanha de informação e de sensibilização junto dos vários intervenientes do Setor, contando, para o efeito, com a participação ativa da AICCOPN, no sentido de promover e apoiar as empresas Associadas no cumprimento das regras de prevenção do COVID-19 nos estaleiros de construção civil.
Neste contexto, a AICCOPN relembra a importância da Ficha de Autodiagnóstico, designada por 'INSTRUMENTO DE AUTODIAGNÓSTICO - PREVENÇÃO DO SARS-COV-2 (COVID-19)'.
Saliente-se que este documento já divulgado junto das empresas associadas à AICCOPN, deve ser encarado como um instrumento de apoio para a empresa, permitindo facilitar e agregar o conhecimento das condições regulamentares de segurança implementadas nas suas obras/estaleiros de construção e o seu efetivo cumprimento, sustenta a associação.
Leia Também: Pedrógão: Técnico desconhece indicação para recusa de 2.ª habitações