De acordo com os dados, divulgado esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a área do Castelo, Baixa/Chiado, Avenida da Liberdade e áreas adjacentes, Bairro Alto e do Cais do Sodré são as zonas mais caras para comprar casa em Lisboa. O seu valor médio por m2 poderá ir até aos 5.1914 euros, saliente-se.
Três das 24 freguesias de Lisboa registaram preços medianos de venda de alojamentos superiores a 4.500 euros por m2, no 4.º trimestre de 2020, sendo elas: Santa Maria Maior (5.914 euros por m2), que inclui a área do Castelo e Baixa/Chiado, Santo António (5.544 euros por m2), que inclui a Avenida da Liberdade e áreas adjacentes, e Misericórdia (4.754 euros por m2), que inclui a área do Bairro Alto e do Cais do Sodré. Sublinhe-se que a freguesia de Santa Clara registou o valor mais baixo da cidade, sublinhe-se.
As freguesias de Santa Maria Maior, Carnide, Santo António, Arroios, Estrela e Belém registaram, simultaneamente, um preço mediano acima do valor da cidade de Lisboa (3.377 euros por m2) e taxas de variação, face ao período homólogo, mais expressivas que a verificada na cidade (+4,0%).
Onde estão as casas mais em conta?
As freguesias de Santa Clara (-10,7%), Ajuda (-6,4%), Alcântara (-5,2%), Marvila (-2,2%) e Benfica (-0,6%) registaram preços e taxas homólogas inferiores aos da cidade de Lisboa. Também fazem parte deste grupo as freguesias dos Olivais, Lumiar, Penha de França e São Domingos de Benfica.
Já as Avenidas Novas (-6,3%), Parque das Nações (-3,9%), Campo de Ourique (-3,8%) e Misericórdia (-1,2%) registaram redução dos preços da habitação face ao período homólogo.
Leia Também: Lisboa foi a sub-região com a maior amplitude de preços entre municípios