Casas com aparelhos de higiene e soluções de limpeza poderão ser o futuro

“As pessoas passaram a preocupar-se mais com a higiene e com a limpeza dentro de casa”, revelou Alina Guerreiro, CEO do portal Construção Sustentável. Estas são algumas das alterações que poderão ser adotadas nas casas do pós-covid.

Notícia

© iStock

Ana Rita Soares
07/05/2021 15:03 ‧ 07/05/2021 por Ana Rita Soares

Casa

Casas

A tendência é que surjam, nas residências, espaços pensados especificamente para a transição do dentro e fora de casa. "Já algumas pessoas tratavam os espaços externos e internos como ambientes distintos", no sentido em que, retiravam os sapatos antes de entrar em casa, afirma Aline Guerreiro, CEO do portal da Construção Sustentável.

Nesse sentido, ter uma casa de banho de serviço na entrada, para que "a pessoa possa logo lavar as mãos e trocar de sapatos", por exemplo, ou equipamentos de higienização de prevenção do combate a germes e vírus poderão ser o futuro das habitações.

Aline Guerreiro, CEO do Portal da Construção Sustentável, foi ouvida na “UCI Talks” sobre as novidades em Home Design no pós-covid. Este foi um webinar que deu a conhecer quais serão as grandes alterações em termos de espaços no que toca à habitação.

"Atualmente, já existem mesmo equipamentos (domésticos) para dar resposta a esta pandemia, onde é medida a temperatura e feita a higiene das mãos, ao entrar em casa", sustenta a CEO. Este tipo de bloco será integrado nas casas pois também passará a ser uma necessidade habitacional, nos anos que seguem.

Para o leitor ter uma ideia, este tipo de equipamento é como se tratasse de um detetor de metais, tal como vemos nos aeroportos, onde a pessoa atravessa ao entrar pela porta de casa.

Os espaços de lazer em casa já estão a sofrer alterações e irão ainda sofrer mais ao longo dos próximos anos. Isto porque, as pessoas depois de confinadas sentiram a necessidade de ter espaços diferentes e “uma casa mais versátil.” E os projetistas terão de passar a ter a obrigação de responder a esta necessidade de cumprir as questões sanitárias dentro de casa, explica Aline.

Os equipamentos de limpeza também surgem na lista como nova necessidade habitacional, com o requerimento de produtos mais eficientes.

Para a CEO, este tipo de produto poderá passar a ser obrigatório nas habitações, no sentido em que são mais duradouros, têm baixa manutenção e portanto, são mais sustentáveis.

Outra novidade nas necessidades habitacionais de combate a vírus, dentro de casa, recai no surgimento de tecnologias como lâmpadas UV que eliminam germes.

 

 

Leia Também: Casas passivas. A habitação (certa) para o nosso futuro

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas