Acelerar a transição das empresas de materiais de construção para uma nova realidade tecnológica e digital, são condições essenciais ao desenvolvimento de uma abordagem integral e integrada na fileira da construção nacional, lê-se no comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.
De forma a apoiar os fabricantes e comerciantes de materiais de construção a concretizar a transformação dos seus próprios modelos de negócio, a APCMC - Associação dos Materiais de Construção, através da plataforma Datacheck, já criou elementos que permitem as estas empresas aceder a toda a informação sobre os produtos e de uma forma simples obter um conjunto de dados importantes que inclui preços, imagens e fichas técnicas. Agora, é necessário a adesão das empresas do setor.
Note que esta nova ferramenta está já disponível a todos os associados, distribuidores e fornecedores, que a APCMC está a desafiar todos os interessados a inscrever-se, de forma gratuita, para terem o seu acesso.
“A partir daqui os comerciantes, clientes desses fornecedores, poderão fazer de forma simples o download de toda a informação sobre os produtos, incluindo preços, imagens e fichas técnicas, entre outros, bem como as respetivas atualizações, numa vulgar folha de Excel”, explica José de Matos, secretário geral da APCMC, citado em comunicado.
Salienta o mesmo comunicado que sobre as vantagens da plataforma APCMC Datacheck destaca-se a maior eficiência de comunicação com todas as partes interessadas, já que permite dados comerciais, técnicos e logísticos, atualizados, completos e corretos e disponíveis a toda a cadeia.
Apoiar empresas na digitalização dos seus processos
A plataforma APCMC Datacheck está ainda inserida num projeto mais abrangente que a Associação dos Materiais de Construção tem em curso e que vai permitir às empresas do setor a digitalização dos seus processos administrativos, logísticos e comerciais, bem como a comunicação com clientes e fornecedores, de forma mais célere, fiável e facilitada.
Trata-se do projeto designado por “Speed Up – Materiais de Construção 4.0”, apoiado pelos fundos do Portugal 2020-COMPETE, que tem como principal objetivo acelerar a transição dos materiais de construção para uma nova realidade de adoção tecnológica e digital nos processos de negócio das PME.
Leia Também: Portal da Construção Sustentável lança guia sobre produtos ecológicos