O Light Steel Frame (ou LSF) é um sistema de construção de casas, em grande parte de casas pré fabricadas, também conhecido como estrutura em aço leve, usa o aço para criar a estrutura principal de uma casa. Ou seja, em vez de usar o betão e o ferro de uma estrutura de casa convencional, usa os perfis de aço para criar a estrutura da habitação. Depois, basta revestir o interior e o exterior com materiais que garantam um bom isolamento e qualidade de vida. Simples? A arquiteta Beatriz Alves, da plataforma Habitissimo, tira-lhe as as dúvidas.
Note que os edifícios que usam este método construtivo são mais leves, sendo esta construção popular para edifícios com pouca altura. Também é igualmente muito usada em reabilitações de edifícios e na construção de armazéns e edifícios industriais.
Mas, quais são as suas vantagens?
- Segurança
Os materiais usados neste tipo de construção são bastante seguros e resistentes. O baixo peso do edifício, os elementos mais pesados nas fundações e a maleabilidade do material torna esta construção tão ou mais segura que as tradicionais.
- Conforto
O isolamento térmico é uma característica da construção LSF, explica Beatriz Laves, tornando estes edifícios muito ecológicos, sendo até considerados como construções sustentáveis.
- Sustentabilidade
Os materiais usados são recicláveis e eco eficientes, verificando-se uma redução significativa da emissão de CO2 quando comparado à construção tradicional.
- Construção
O uso de materiais leves e o uso de sistemas de fixação rápida, sem cimento, bem como a facilidade na colocação das tubagens, tornam o sistema LSF muito rápido.
- Desempenho perante incêndios
Apesar de o aço diminuir a sua resistência quando exposto ao calor, o uso de outros materiais a protegê-lo tornam as construções LSF muito resistente aos danos por fogo, sustenta a profissional de arquitetura.
- Durável
Como usa materiais bastante resistentes e duráveis na sua construção, o tempo de vida útil, sem manutenções extraordinárias, é bastante elevado.
- Versátil
Pode-se ainda ler no Habitissimo que a sua manutenção é fácil, eficaz e com um custo mais baixo que a construção tradicional, o que lhe permite, com o mesmo investimento da construção tradicional, ter uma criação mais personalizada.
Ainda assim, a construção LSF também tem os pontos menos bons:
- Não é indicada para a construção de edifícios muito altos, uma vez que mais que dois pisos podem comprometer a estabilidade da estrutura;
- O número de vãos a abrir pode ser limitado se puser em causa a distribuição das forças na estrutura do edifício;
- Necessita de usar caixilharia e vidros mais eficientes.
Leia Também: Saúde mental e construção: Profissionais mostram altos níveis de stress