Em maio, os concursos de obras públicas caíram 23%. Já os contratos celebrados de empreitadas de Obras Públicas crescem 46%. De acordo com o Barómetro das Obras Públicas, de junho de 2021, da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), até final de maio deste ano, o montante total de concursos de empreitadas de obras públicas promovido situou-se nos 1.713 milhões de euros, menos 23% que o apurado em igual período de 2020, quebra que é ligeiramente inferior aos 29% apurados no mês anterior.
Em comunicado enviado às redações, no contexto global, o montante total de contratos celebrados até final de maio situou-se nos 1.554 milhões de euros, mais 46% face ao período homólogo de 2020, variação que se mantém inalterada relativamente ao registo apurado no mês passado.
Nos primeiros cinco meses de 2021, os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, atingiram os 1.249 milhões de euros, ou seja, mais 68% em termos homólogos (face ao mesmo mês do ano passado).
No mesmo período, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias totalizaram 216 milhões de euros, ou seja, mais 18% que o montante apurado em igual período de 2020, lê-se no documento a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Leia Também: AICCOPN: Atividade das empresas de reabilitação urbana cresce 7,3%