Portugal consta no top 10 dos países com maior custo de renda da casa. De acordo com um novo estudo da Money, enviado em comunicado ao Notícias ao Minuto, o país tem o 9.º maior rácio de rendas em todo o mundo, iguais a 51,87% do rendimento das famílias.
Segundo os mesmos dados, a renda média mensal de uma casa em território nacional com três quartos é de cerca de 857.41 euros. Sendo que o rendimento médio mensal das famílias é igual a 1,652.95 euros. Isto significa que as famílias portuguesas gastam mais de metade (51,87%) do seu do rendimento na renda da habitação.
O país com maior rácio de rendas foi o Azerbaijão, onde a renda média é baixa, em 370,10 euros por mês, com um rendimento mensal das famílias de 517,66 euros, o que significa que mais de 70% do rendimento é gasto na renda, lê-se no documento.
As rendas também assumem uma grande percentagem do rendimento médio em Hong Kong, o que é esperado com preços médios de renda até 3.220,19 euros por mês. Embora os ganhos também sejam elevados, em 4.893,59 euros por mês para um agregado familiar, isso significa ainda que a renda ocupa 65,8% do rendimento das famílias.
Em comparação, a Arábia Saudita tem o rácio de rendas mais baixo de 17,44%, com renda média a custar 494 euros, face a um rendimento equivalente a 2.833 euros, faz ainda notar o estudo da Money.
Portugal é o 17.º que gasta mais em renda
Já quando olhamos para a tabela dos países que gastam a maior percentagem de despesas mensais essenciais nas rendas, Portugal surge em 17.º lugar.
De acordo com os dados da Money, uma família portuguesa com cerca de 2.732,76 euros total de saídas mensais, equivale a 31.45% gasto em renda do total da despesa mensal.
Quando observado o ranking dos países que gastam a percentagem mais baixa de despesas mensais essenciais nas rendas, Portugal não consta na tabela.
Leia Também: Arrendamento Jovem: Entregues três apartamentos de Arcos de Valdevez