Os dias mais quentes do ano pedem férias, e férias pedem viagens. Mas se está a pensar viajar nas férias de verão, pense primeiro em proteger a sua casa quando não estiver por perto. Mas como? Para o ajudar, o Habitissimo reuniu cinco conselhos simples que o podem ajudar a ter umas férias mais descansadas. Ora veja.
Faça uma revisão às fechaduras
Este é um dos pontos-chave para aumentar a segurança da sua casa enquanto está fora. Pode acontecer que as fechaduras se tenham deteriorado com o tempo, e por isso estejam mais vulneráveis a um arrombamento. Assim, antes de ir de férias, procure ver se as fechaduras e trincos estão em ordem, e se necessário, troque-as.
De acordo com a plataforma especialista em soluções para a casa, a troca de fechaduras deve ser feita uma vez por ano, quer vá de férias quer não.
Feche portas e janelas, mas não totalmente
Aqui a ideia é dar a impressão de que há gente em casa, segundo revela o Habitissimo. E, por isso, o melhor é deixar as portas e persianas fechadas, mas não em demasiado. Se vive num apartamento que não é acessível pela rua, não deverá ter problemas, ainda assim, não arrisque, sustenta a plataforma.
Temporizadores para as luzes
a aquisição deste aparelho recai no mesmo objetivo do tópico de cima, isto é, segue a ideia de que a casa deve parecer ocupada. Com os temporizadores para as luzes vai conseguir programar as luzes da sua casa para ligarem e desligarem a uma certa hora.
Peça ajuda a um vizinho
Para o Habitissimo, contar com um vizinho de confiança pode ser uma boa ajuda quando decide ir de férias. Assim, deixe-lhe uma cópia das chaves para que ele possa passar na sua casa de vez em quando, para ver se está tudo em ordem. Além disso, poderá pedir-lhe ainda que cuide das suas plantas, para que estas não murchem enquanto está fora.
Instale um bom alarme
A verdade é que esta é a opção mais óbvia. Um alarme não só irá dissuadir os ladrões como será uma ferramenta na eventualidade de alguém entrar em sua casa com o intuito de roubar. Mas atenção, se desligar o contador da luz o alarme não vai funcionar, por isso deixe tudo ligado. Como medida de proteção extra, não dê o código que desativa o alarme a muita gente, faz ainda notar a plataforma.
Leia Também: Dicas de verão da GNR para não acabar com as férias estragadas