Quanto custa remodelar a casa? Ajudamo-lo a fazer as contas

Remodelar a casa é vital, não só para renovar o seu lar, mas também para corrigir e retificar alguns problemas que possam colocar em causa a qualidade de vida dos habitantes e a qualidade do imóvel. Mas terá de ter em consideração de que avaliar os custos totais de uma remodelação depende de vários fatores. Ora veja.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
02/09/2021 10:44 ‧ 02/09/2021 por Notícias ao Minuto

Casa

Remodelar casa

Para começar, terá de ter em consideração de que avaliar os custos totais de uma remodelação depende de vários fatores. Desde as áreas a remodelar, incluindo também as especificações da remodelação, aos materiais usados ou aos profissionais que necessita de contratar, por exemplo. Só assim conseguirá estimar quanto lhe vai custar remodelar a casa, revela o Ekonomista. 

Para a plataforma especialista no setor da construção, remodelar a casa é vital, não só para renovar o seu lar, mas também para corrigir e retificar alguns problemas que possam colocar em causa a qualidade de vida dos habitantes e a qualidade do imóvel.

Ao falar em remodelar a casa, em causa estão alterações no 'layout' das divisões, como modificar o tamanho ou disposição, e introduzir melhorias na casa, afirma o Ekonomista. Mas quanto é que estas alterações irão custar?

Sala: Orçamento poderá ir de 150 euros aos 2.500 euros

Geralmente, nas salas de estar opta-se por mudar os móveis, a decoração, trocar o sofá, pintar paredes ou até adicionar papel de parede. Por vezes, também se aposta em tornar o local mais luminoso, seja através de técnicas de iluminação artificial, seja por um melhor aproveitamento da iluminação natural. Sendo esta última opção é a medida mais sustentável e que lhe irá permitir poupar dinheiro da conta da eletricidade.

Assim sendo, as suas opções e necessidades pessoais é que vão fazer toda a diferença. Por isso, o seu orçamento poderá ir de 150 euros, se apenas renovar a decoração, aos 2.500 euros se essa renovação implicar a mudança de mobiliário.

Cozinha: Ou menos de 4.000 euros ou poderá ultrapassar os 7.000 euros

É a divisão cuja renovação implica um maior investimento, começa por revelar o Ekonomista. Isto porque as obras aprofundadas poderão implicar a mudança de canalização, substituição de eletrodomésticos, pavimentos e móveis. E, com isto, facilmente, poderá ultrapassar os 7.000 euros.

Segundo a plataforma, o seu dinheiro poderá ser repartido em móveis novos e bancada (3.000 euros), substituir o chão e renovar as paredes (1.000 euros cada um), e trocar os eletrodomésticos (2.000 euros), contas aproximadas.

Todavia, é importante realçar que este é um valor que depende do tamanho da cozinha e do número de intervenções a realizar.

Por isso, se quiser apenas tornar a cozinha mais moderna e prática, poderá abdicar da mudança de móveis ou azulejos, ou eventualmente pintá-los na cor que desejar. Assim poderá gastar menos de 4.000 euros.

Quarto: Orçamento ronda à volta dos 2.440 euros

Também poderá não gastar uma fortuna quando optar por uma renovação no quarto, pois a maioria já tem guarda-roupa embutido e, nesse sentido, é um gasto a menos, nas palavras do Ekonomista. Assim, poderá investir o dinheiro na organização de guarda-roupa (100 euros), nas mobílias (1.500 euros), na decoração (500 euros) e na pintura (300 euros), de acordo com as contas da plataforma. 

Casa de banho: De 300 a 2.500 euros

Mais uma vez, poderá apenas fazer uma melhoria no espaço, apostando em aspetos de design e de decoração, como trocar as torneiras, os acessórios e tapetes. Com isto, poderá ter de gastar cerca de 300 euros.

Mas caso deseje uma remodelação mais completa, com troca de revestimentos e louças de casa de banho, então serão necessários cerca de 2.500 euros. Um valor que poderá subir caso seja necessário mudar ou corrigir aspetos de canalização.

Remodelação de exteriores: Tanto pode gastar cerca de 200 euros como 1.500 euros

Se possui varanda ou terraço, então, deve também considerar a renovação do exterior da casa. Entre comprar apenas cadeiras, mesa e plantas para espaços mais pequenos, e sofá, jardim e pavimento para espaços maiores, tanto pode gastar cerca de 200 euros como 1.500 euros.

Leia Também: Já é a hora de remodelar a sua casa de banho? Fique atento aos sinais

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas