Estão 15 projetos portugueses entre os finalistas do prémio de arquitetura Golden Trezzini. De acordo com a informação divulgada no site oficial, o novo edifício de receção do Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, e a Casa Marques da Silva, no Porto, são dois dos projetos nacionais nomeados para o prémio. De entre vinte categorias, a arquitetura portuguesa faz-se representar num prémio que (também) tem um português no júri, o arquiteto Eduardo Souto Moura.
Segundo a organização, na categoria de 'Melhor Projeto de Residência Privada', estão três projetos portugueses, nomeadamente o da 'Casa na Areia no Guincho', em Cascais, do Atelier Subvert, do arquiteto Tiago Rebelo de Andrade, a 'Casa Solar', em Cascais, da Galant I.D.lda e a 'Casa perto da Serra da Estrela', projetada para Belmonte, do arquiteto João Cepeda.
Além do projeto 'Casa na Areia no Guincho', note que o Atelier Subvert tem também o projeto Edifício Náutico, em Cascais, nomeado na categoria de 'Melhor Fachada ou Projeto de Interior em Cerâmica' e o projeto do novo edifício de receção do Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, na categoria de 'Melhor Design de Museu'.
Por sua vez, na categoria de 'Reconstrução e Melhor Restauro', surgem dois projetos portugueses: o projeto da 'Casa Marques da Silva', no Porto, do gabinete Franca Arquitetura e a 'Box House', em Paredes de Coura, do arquiteto Tiago Sousa, que está igualmente nomeado na categoria de 'Melhor Projeto de Casa Privada Implementado'.
Já no que toca a projetos com intervenção em edifícios públicos surgem também dois projetos da autoria de arquitetos portugueses, sendo eles o projeto para a 'Escola de Culinária em Sintra', do arquiteto Miguel Marcelino, e o 'Future pRoof', projetado pela arquiteta siciliana Giusy Mazzarella.
Por fim, um dos projetos nomeados na categoria de 'Melhor Projeto de Casa Privada Implementado' é a Casa de Mafra, do arquiteto João Tiago Aguiar, e na categoria de 'Melhor Design de Interiores', o candidato é um apartamento em Alfornelos, na Amadora, da autoria de Miguel Marcelino.
Confira 'aqui' a lista com os projetos portugueses selecionados:
- Best Architectural Design for Museum
Portugal dos Pequenitos (Coimbra, Portugal) de Subvert Studio.
- Best Implemented Restoration / Reconstruction Project
Box (Paredes de Coura, Portugal) de Tiago Sousa Arquiteto e Casa Marques da Silva (Porto, Portugal) de Franca Arquitetura;
- Best Project of Public Building or Facility
Escola de Culinária (Sintra, Portugal) de Miguel Marcelino, future pROOF (Amieira, Portugal) de Giusy Mazzarella e Mercado do Peixe (Caldas da Rainha, Portugal) de Almeida Fernandes, Arquitetura e Design
- Best Project of Private Residence
Casa na Areia (Cascais, Portugal) de Subvert Studio, Casa perto da Serra da Estrela (Belmonte, Portugal) de João Cepeda e Casa Solar (Cascais, Portugal) de Galant I.D. lda
- Best Implemented Project of Private Residence
Box (Paredes de Coura, Portugal) de Tiago Sousa Arquitecto, Comporta (Setúbal, Portugal) de Almeida Fernandes, Arquitectura e Design, Casa em Mafra (Lisboa, Portugal) de João Tiago Aguiar e Monte da Caliça (Grândola . Portugal) de A+Architecture
- Best Implemented Apartment / Private House Interior Design Project
Apartamento Alfornelos (Amadora, Portugal) de Miguel Marcelino
- Best Project of Building or Facility by Student
Sleeping Pods (Vale de Moses . Portugal) de uma equipa de estudantes de uma Universidade da Coreia do Sul
- Best Implemented Façade or Interior Project Using Ceramics
Edifício Náutico (Cascais, Portugal) de Subvert Studio
Leia Também: Seis tendências da construção e da arquitetura trazidas pela pandemia