De acordo com os dados relativos ao primeiro semestre de 2021, implícitos no estudo Bareme Rádio da Marktest, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a audiência acumulada de véspera do meio, ou seja, a percentagem de indivíduos que escutaram uma estação de rádico, no período de um dia, foi de 58.4%. Este valor representa um total de 4 milhões e 999 mil portugueses.
Segundo os mesmos dados, o carro permanece como principal local de escuta de rádio, com 35% de audiência acumulada de véspera no semestre. Contudo, a casa tem ganhado maior relevância, nos últimos dois anos.
Na primeira metade do ano, verificou-se cerca de 24.7% de audiência média, sendo este o valor homólogo mais elevado da série analisada e corresponde a um total de 2 milhões e 114 mil ouvintes.
© Marktest, Bareme Rádio
Em época de pandemia e teletrabalho, o carro foi o local de escuta de rádio que maior quebra registou no primeiro semestre de 2020, recuperando um pouco no período homólogo do ano seguinte, uma tendência que também se observou no local de trabalho. Já a casa foi o que mais aumentou de relevância como local de escuta de rádio, no período em análise.
De realçar que esta análise tem como base os resultados do primeiro semestre de 2021 do estudo Bareme Rádio da Marktest, que analisa o comportamento dos residentes no Continente, com 15 e mais anos, relativamente ao meio rádio.
Leia Também: Máquinas de café de cápsula duplicam em 10 anos nas casas dos portugueses