Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Espanha. Jovens irão receber 250 eur...

Espanha. Jovens irão receber 250 euros por mês para sair da casa dos pais

O objetivo é ajudar os jovens entre os 18 e os 35 anos, com rendimentos inferiores a 23.725 euros anuais, a pagar a renda e a saírem de casa dos pais. O abono "poderá ser complementado com ajudas de arrendamento de até 40% do valor," para as famílias mais vulneráveis.

Espanha. Jovens irão receber 250 euros por mês para sair da casa dos pais

O governo espanhol irá conceder cerca de 250 euros por mês a jovens com rendimentos inferiores a 23.725 euros anuais, para os ajudar a pagar a renda, revelou o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, durante a cerimónia de abertura do I Fórum Urbano de Espanha. De acordo com a Reuters, o objetivo deste abono é ajudar os jovens entre os 18 e os 35 anos a tornarem-se independentes e a saírem de casa dos seus pais.

Segundo a plataforma Aragon Digital, o abono faz parte de um orçamento habitacional de 2,25 mil milhões de euros e "poderá ser complementado com ajudas de arrendamento de até 40% do valor," para as famílias mais vulneráveis, sustenta o primeiro-ministro espanhol. O apoio estará em vigor durante os próximos dois anos.

Para Pedro Sánchez, o mais importante é fazer "uma política pública voltada para reduzir a idade de emancipação tão alta (no país), para que os jovens possam ter acesso a casas arrendadas decentes, com a ajuda, neste caso, da Administração Geral do Estado." A intenção é que essa emancipação possa se aproximar dos 26 anos de idade na Europa

Governo espanhol limitou o abono de arrendamento para reduzir o seu impacto nas contas públicas

Contudo, esta ajuda de 250 euros por mês, no mercado de arrendamento, não irá abranger todos os jovens com baixos rendimentos a viver numa casa arrendada em Espanha. "A ajuda (ao arrendamento) atingirá entre os 40 e os 50 mil cidadãos", divulgou a ministra dos Transportes, Raquel Sánchez. Isto significa que não conseguirá ajudar os quase 600 mil jovens de até 35 anos de idade, com baixos rendimentos que vivem numa casa arrendada em Espanha, de acordo com os dados divulgados pelo instituto de estatística espanhol.

Segundo o El País, em 2019, o abono de 210 euros por mês destinado aos jovens com baixos rendimentos, alcançou cerca de 167 mil de cidadãos com idades  entre os 18 e os 35 anos. No segundo ano, chegou a quase 320 mil beneficiários, apesar de ser muito mais restrito por idade (entre 22 e 30 anos) e valor de renda (22 mil euros).

Em entrevista à Onda Cero, Sánchez explicou que o seu ministério terá 200 milhões de euros de abono, que permitirá alcançar entre 40 a 50 mil jovens. Essa quantidade sugere, no entanto, que as ajudas poderão conter mais requisitos de acesso do que são conhecidos até agora, revela o jornal espanhol.

Leia Também: Espanha. Preço das casas em Madrid e Barcelona subiu no segundo trimestre

Campo obrigatório