A sede do Castro Group, empresa da área da promoção imobiliária e construção, foi distinguido com o galardão de melhor reabilitação urbana, na categoria 'Escritórios', pelo Conselho Estratégico do SIL e pelo Presidente da Fundação da AIP. De acordo com a Magazine Imobiliário, que avança com a notícia, o edifício vencedor localiza-se na Avenida 31 de Janeiro, em Braga, e é resultado de um projeto de reabilitação que terminou em dezembro do ano passado. Segundo a revista, o grupo procurou dar uma nova vida a um património arquitetónico, com esta reabilitação.
"É com grande orgulho que vemos o Projecto Av. 31 de Janeiro, que é hoje a casa do Grupo, recebera distinção de melhor reabilitação urbana, na categoria de Escritórios", começa por revelar Paulo Castro, CEO do Castro Group.
Com assinatura do atelier AZO Arquitectos, a nova sede assume-se como um "reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos na preservação deste edifício, ao longo de mais de um ano, através de uma intervenção arquitectónica assumidamente contemporânea, mas que sempre teve o cuidado de preservar o espírito do lugar”, sustenta o responsável.
No edifício foram mantidos todos os materiais decorativos, sendo que a recuperação das carpintarias e serralharias, estuques e dourados, vigamento de madeira e escadas, foram decisivos para a conservação da imagem geral, faz notar a revista.
"O edifício sede constituiu para os projetistas uma oportunidade única de enaltecer e valorizar um edifício pré-existente de características arquitetónicas de grande interesse no enquadramento urbanístico da cidade de Braga", finaliza Mário Sequeira, CEO AZO Arquitetos.
Leia Também: Projetos portugueses entre os vencedores do LOOP Design Awards