Portas a bater. Sombras estranhas. Sussurros misteriosos. Provavelmente não precisa de chamar o esquadrão dos 'Caça-Fantasmas' para conhecer os sinais clássicos de uma casa assombrada. Mas como pode viver pacificamente com os companheiros espirituais que habitam a sua casa?
Segundo o Apartment Therapy, há várias coisas a ter em conta quando se trata de determinar se a sua habitação está assombrada. Assim, quer seja um cético espiritual ou um crente, eis o que precisa de saber.
O que significa realmente uma 'assombração'?
Em primeiro lugar deverá saber que um 'fantasma' é, geralmente, uma presença ou energia que se manifesta em diferentes áreas, objetos ou formas em casa. "A minha definição pessoal de fantasma é uma sombra da vida percebida de uma forma que desafia a realidade", revela Amanda Paulson, investigadora paranormal e criadora do blogue 'Pretty Fn Spooky'.
"Um fantasma pode ser o espírito inteligente do falecido, persistindo após a morte por causa de negócios inacabados, ou pode ser energia residual dos vivos ou falecidos, impressos num local ou num objeto", sustenta.
De acordo com a compreensão céltica, a linha entre a realidade dos vivos e dos mortos torna-se mais fina durante os meses de outono. Assim, o Halloween acontece exatamente no meio do equinócio de outono e do solstício de inverno, o que significa o ciclo de vida e morte, bem como a transformação.
A lenda pagã celta diz que na noite do dia 31 de outubro, os espíritos podem atravessar para a terra dos vivos mais facilmente do que em qualquer outra noite. Então, se está a sentir uma energia estranha ou parece mais sintonizado com os rangidos da sua casa, este poderá ser o motivo, escreve a plataforma especialista em soluções para a casa.
Contudo, "a maioria das assombrações são boas ou neutras, na verdade", afirma Paulson. "Acho que as más assombrações são raras, mas mesmo no caso de um espírito mais sombrio, os vivos têm mais poder do que nós damos crédito a nós mesmos." Mas como consigo saber se a casa está assombrada?
Segundo a especialista, há indicadores que podem ser revelados. Mas atenção, há muitas assombrações que são mal compreendidas:
- Sons estranhos: Batidas, passos, vozes ou portas a ranger;
- Movimento do objeto: Por vezes, as entidades movem objetos para indicar a sua presença;
- Cheiro: Odores estranhos, seja perfume, tabaco ou cheiros desagradáveis, também poderá significar a presença de um fantasma;
- Pontos frios: Sentir mudanças subtis da temperatura ou explosões de ar frio pode indicar uma presença paranormal;
- Ver uma aparição: O sinal mais óbvio de que um espírito está a habitar a sua casa é ver algo com os seus próprios olhos.
Conheça a história da sua casa
Aprenda sobre as histórias de quem viveu na sua casa, recomenda Paulson. Como? Pode perguntar diretamente ao seu agente imobiliário, senhorio ou vizinhos, bem como poderá recorrer aos registos de propriedade pública. Também pode pesquisar no Google o endereço da sua casa e ver se consegue encontrar algum nome dos inquilinos ou dos proprietários anteriores.
Além da história física, Paulson aconselha considerar os objetos no seu espaço que também têm uma história. "Muitas casas têm antiguidades que são construídas com materiais históricos como pedra ou madeira, e acredita-se que a energia pode ligar-se a esses objetos ou materiais."
Preste atenção ao que sente
Fazer um inventário dos sentimentos que a sua casa traz pode ajudá-lo a sentir qualquer agitação. Para isso, Paulson aconselha que preste especial atenção às suas reações, às dos seus familiares e até às dos seus animais de estimação em diferentes áreas da sua casa. Como por exemplo, se o seu gato mia num canto específico.
Leia Também: MyIced com edição especial de 'milk tea' de morango para o Halloween