Eis que chegou aquele que supostamente é o dia mais assustador do ano. Mas se julga que o motivo é o Halloween, não podia estar mais enganado, afirma a Selectra. Isto porque para a maioria dos portugueses o real susto é vivido no momento que abrem as suas faturas.
Neste domingo também se celebra o Dia Mundial da Poupança, um dia criado para consciencializar os consumidores para repensarem nos seus gastos e da necessidade de poupar. Como isso em mente, a empresa especialista em tarifas de eletricidade e gás elaborou uma lista com dicas de como poderá poupar diariamente através de pequenas mudanças nos seus hábitos domésticos. Ora veja.
Mantenha os equipamentos limpos
Sabia que só o simples facto de limpar regularmente o pó dos radiadores, ajuda-o a poupar até 10% da energia consumida? Este é um hábito que pode ser implementado em todos os eletrodomésticos de sua casa.
Tenha atenção à temperatura da água
A verdade é que água quente gasta mais energia do que água fria. Assim, o mais aconselhável é ajustar a temperatura da sua caldeira para um máximo de 45.º C e a reduzir os ciclos de 60.º C da sua máquina de lavar para 40.º C. Deste modo, poderá conseguir poupar 25% de energia.
Opte por lâmpadas economizadoras
Da próxima vez que for comprar lâmpadas opte pelas LED. Isto porque têm um consumo médio de 35 kWh/ano, o que representa um custo na fatura de 5 euros por ano, ao contrário das tradicionais que por consumirem 123 kWh/ano, aumentam o custo para 18 euros.
Ajuste a temperatura dos aquecedores
Agora com a chegada dos dias mais frios, ligar o aquecedor será mais tentador, contudo há formas de conseguir economizar este uso. Um dos truques é desligar o aquecimento 1 hora antes de se ir deitar ou reduzir a temperatura para menos 3.º C ou 4.º C quando tiver de se ausentar de casa.
Dê uso aos temporizadores
Quantas vezes deixa os seus aparelhos ligados à ficha ou em 'stand-by'? Este é um erro que todos cometemos e que só será solucionado com temporizadores, afirma a Selectra. Por exemplo, se deixar um router que consome em média 200 kWh por ano ligado a um temporizador irá desligar-se automaticamente e deixar de consumir energia quando não estiver a ser utilizado.
Reduza a quantidade de água desperdiçada
Pense em fechar sempre a água enquanto lava os dentes, aproveitar a água de cozinhar para regar as plantas e não encher as panelas com água em excesso, por exemplo. Mais ainda, coloque um caixote do lixo na casa de banho para evitar deitar resíduos na sanita. Ao não descarregar a sanita com mais frequência do que o necessário, pode poupar até 1.200 litros por mês, faz ainda notar a Selectra.
Leia Também: Poupar o ambiente e a carteira: Dicas para reduzir as faturas da energia