Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Saiba por que razão esta casa pré-fa...

Saiba por que razão esta casa pré-fabricada se monta em três horas

A startup Brette Haus criou uma gama de habitações que levam cercam de três horas a serem montadas. Isto porque têm a capacidade de serem dobradas "para facilitar o transporte da mesma."

Casas dobráveis da Brette Haus -

Têm a capacidade de serem dobradas "para facilitar o transporte da mesma."

Notícias ao Minuto

07:39 - 24/11/21 por Notícias ao Minuto Enviar email

Casa Casa pré-fabricadas

Esta casa pré-fabricada leva cerca de três horas a ser montada. Tudo o que precisa de fazer é "preparar qualquer base nivelada antes da instalação", revela a equipa da Brette Haus. A startup, com sede na Letónia, criou uma habitação pré-fabricada que se dobra "para facilitar o transporte da mesma." A ideia da empresa é dar a possibilidade às pessoas de conseguirem viajar com a 'casa às costas'.

Atualmente, a empresa conta com dois modelos disponíveis: Compacto e Rústico. A primeira casa varia entre 16 m2 a 26 m2 de área útil e os preços rondam 49 mil euros e os 63 mil euros, que poderá alterar-se de acordo com a aprovação do processo. Já o segundo modelo, a área útil varia entre 29 m2 e os 47 m2, com valores na ordem dos 61 mil euros e 78 mil euros, respetivamente. Já a instalação da mesma custa à volta dos 5 mil euros.

As casas podem ser usadas para as modalidades de 'glamping', 'bungalow', ou para a função de cafés ou escritórios. Os móveis da cozinha são providenciados pela IKEA, note-se, e o custo das casas inclui todos os acabamentos e componentes.

Segundo a startup, o custo engloba "janelas e portas; componentes elétricos, incluindo luzes, interruptores e pontos de alimentação," bem como, "todos os componentes de água e canalização, incluindo a entrada de água, ranhuras para um aquecedor e máquina de lavar roupa, e uma ligação de esgoto flexível", salienta a equipa.

As casas dobráveis Brette Haus estão a ser construídas de acordo com uma combinação do sistema de dobradiça patenteada austríaca de madeira laminada. Dispõe de painéis CLT fabricados com camadas ortogonais de lamellas de madeira que elimina o risco de encolhimento do imóvel, melhora o isolamento e a durabilidade, e permite ainda isolamento térmico em climas frios. 

De realçar que estas cabines geram cerca de 80% menos resíduos e utilizam 99% menos água do que as casas tradicionais. A empresa preocupa-se em fazer as habitações apenas a partir de materiais naturais, faz ainda sobressair a Brette Haus.

Leia Também: Amazon tem quatro casas pré-fabricadas à venda por menos de 12 mil euros

Campo obrigatório